A cidade de Niterói sediou o encontro pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), na última sexta-feira (07/07), sobre prevenção de desastres. Um conjunto de ações para instituir uma política nacional de prevenção e mitigação dos efeitos dos desastres e das mudanças climáticas foi entregue ao secretário Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, André Ceciliano.
No documento, prefeitas e prefeitos elencaram medidas e solicitaram que as diretrizes sejam pactuadas com os entes, por meio do Conselho da Federação, instância que aguarda instalação da Presidência da República.
Niterói já investiu 600 milhões em obras de contenção de encostas. Atualmente são 70 obras deste tipo em andamento na cidade. “O resultado, a carta que acabamos de entregar, traz como contribuição passos adiante na estratégia de resiliência do nosso pais. É muito importante que a gente crie esses mecanismos de atuação solidária entre municípios e regiões em situação de emergência”, opinou o prefeito de Niterói Axel Grael, vice-presidente de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da FNP.