No dia 7 (quarta-feira), Dia da Independência do Brasil, a cidade de Niterói está com calendário de eventos para celebração do bicentenário. O desfile cívico-militar será iniciado às 9h, na Avenida Amaral Peixoto, e para isso a Prefeitura de Niterói montou um esquema especial no trânsito.
A Amaral Peixoto receberá um palco em frente à Câmara Municipal e ficará interditada das 06h até às 13h da própria quarta-feira. Segundo informe da administração pública um efetivo especial com 22 operadores de trânsito estará posicionado nos pontos estratégicos a fim de garantir a fluidez no trânsito durante o desfile.
As pistas que seguem para Icaraí das Avenidas Jansen de Melo e Marquês do Paraná ficaram interditadas também das 6h às 13h. Outras vias como Evaristo da Veiga, Senador Nabuco, Marquês de Olinda também terão interdição total. Já o trecho entre a Rua Eusébio de Queirós e Cel. Gomes Machado; e a Coronel Gomes Machado entre a Visconde de Sepetiba e Marquês do Paraná também serão fechadas.
O estacionamento também terá pontos de proibição: toda a Avenida Ernani do Amaral Peixoto, e também na Marquês de Caxias e São João no trecho entre a Rua Visconde de Itaboraí e Av. rio Branco, das 21h do dia 06/09 às 13h do dia 07/09.
ENTENDA A DATA
Segundo o portal Brasil Escola a ‘independência do Brasil aconteceu em 1822, tendo como grande marco o grito da independência que foi realizado por Pedro de Alcântara (D. Pedro I durante o Primeiro Reinado), às margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822. Com a independência do Brasil declarada, o país transformou-se em uma monarquia com a coroação de D. Pedro I’.