Pela primeira vez, desde que foi eleito presidente da Câmara Municipal de Niterói, o vereador Milton Cal (PP) vai assumir interinamente o cargo de prefeito da cidade. A partir da próxima segunda-feira, 24, e durante dez dias, ele será o chefe do Poder Executivo, com a viagem do titular, Axel Grael, para um evento sobre mudanças climáticas, na cidade de Denver, no estado do Colorado, nos Estados Unidos. O vice-prefeito, Paulo Bagueira, viajará de férias para a Holanda.
Axel participará do 1º Cities Summit of Americas (Cúpula das Cidades das Américas), entre os dias 26 e 28 deste mês, para discutir o tema “Desafios globais, soluções locais”, com os líderes das principais cidades das américas.
Esta semana, na Câmara, Cal comentou a respeito:
“Vou dar a minha contribuição para a cidade e vou estar à disposição para receber os vereadores no gabinete”, disse.
Ele assumirá a prefeitura em meio a quatro inquéritos que o Ministério Público do Estado move para apurar nomeações de parentes de políticos e autoridades para a Empresa Municipal de Moradia, Urbanismo e Saneamento (Emusa), e denúncias de nomeações de parentes de políticos na Companhia de Limpeza Urbana (Clin) e a autarquia Niterói, Trânsito e Transportes (Nittrans).
Outra dor de cabeça para Cal é a denúncia de mais de cem músicos locais, que fizeram shows na cidade no ano passado e muitos estão há mais de seis meses sem receber. Alguns, há cerca de um ano. Na semana passada, a Fundação de Arte de Niterói (FAN), prometeu pagar os artistas “nos próximos dias”. Mas, até o momento, ninguém recebeu.