Rio de Janeiro,

sábado, setembro 25, 2021
spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #40

Niterói: Vereador propõe construção de área de escape na descida da Caixa D’Água

Mais lidas

Cenário de constantes acidentes provocados pela perda de freio, a descida da Caixa D’Água, na RJ-104, no Fonseca, poderá receber uma área de escape, equipamento similar aos utilizados em diversas regiões do país, em especial nos trechos de declives das serras.

A proposta apresentada pelo vereador Renato Cariello (PDT), pede que a prefeitura de Niterói solicite ao governo do Estado a realização desta obra. Segundo o parlamentar, após o acidente da noite de terça-feira (6) ficou nítido a necessidade de se buscar alternativas para redução de casos como este. A sugestão apresentada para implantação é na extensão do acostamento da RJ-104, trecho compreendido entre a Rua Makenzie e Rua Teixeira de Freitas, aproximadamente 160 metros.

“O vídeo que mostra o caminhão descendo, buzinando, tentando alertar os demais motoristas e buscando uma alternativa para não provocar uma tragédia ainda maior do que a ocorrida, nos faz crer que a construção de uma área de escape é necessária na região. Além disso, outro fator que nos faz refletir sobre a necessidade é que o local possui grande fluxo de veículos e pedestres, havendo a necessidade de preservar a vida de todos”, justificou Cariello.

Área de Escape – Esse tipo de área de escape consiste em uma caixa, cheia de cascalho, pedregulho, pedras britadas, argila expandida (cinesita) ou outros tipos de materiais. Quando um caminhão sem freio acessa esse local, as rodas afundam rapidamente, e a parte inferior do veículo, como eixos, suspensão e chassi passam a ter atrito com o material da caixa, geralmente parando em poucos metros. É comum observar esse sistema em rodovias, principalmente em descida de serras.

Relatório com alguns acidentes

06 de julho 2021 – Um caminhão, dois ônibus e três carros de passeio se envolveram em um grave acidente na Alameda São Boaventura, próximo ao Hospital Estadual Azevedo Lima, no Fonseca, em Niterói. Uma idosa de 70 anos morreu e 11 pessoas ficaram feridas. O caminhão-guindaste perdeu o freio e atingiu um ônibus que estava parado na estação de passageiros Getulinho e outros veículos que estavam parados na via por conta de um semáforo fechado.

20 de abril 2020 – Um caminhão de mudanças, que seguia pela Alameda São Boaventura, pista em direção do Centro de Niterói, perdeu o freio na descida da Caixa D’Água, subindo a calçada em frente à garagem da Viação Ingá.

06 de fevereiro 2020 – Um caminhão que transportava gelo perdeu o freio no fim da descida da Caixa D’água, na RJ-104, altura da garagem da Auto Lotação Ingá, no Fonseca, pista sentido Niterói, e colidiu com dois veículos. Duas pessoas ficaram levemente feridas.

11 de dezembro 2019 – Um caminhão carregado de materiais de construção perdeu o controle e invadiu um bar na Alameda São Boaventura, no Fonseca, próximo a garagem da Auto Lotação Ingá. De acordo com informações preliminares, o veículo seguia em direção a Niterói e na descida da Caixa D’água teria perdido o freio.

11 de fevereiro 2019 – Um acidente provocou a interdição total da Alameda São Boaventura. Informações iniciais dão conta de que um uma carreta perdeu o freio e colidiu com diversos veículos e postes.

spot_img
spot_img

Últimas noticias