O prefeito Rodrigo Neves realizou nesta terça-feira (7) a última vistoria nas obras de restauração do casarão que abrigará o Centro Cultural Cauby Peixoto – o primeiro complexo cultural do Fonseca.
A inauguração está marcada para o aniversário da cidade (22 de novembro). O complexo promete ser um polo de atividades com:
Um teatro com capacidade para 240 pessoas.
Salas de ensaio e ambientes multiusos.
Espaços dedicados à memória de Cauby Peixoto, cantor niteroiense que morou no Fonseca, e à história do bairro.
O prefeito destacou o valor simbólico e prático do projeto:
“A obra está praticamente pronta e ficou tudo lindo. Niterói é uma cidade vibrante, cultural. A gente cuidou desse projeto com muito amor. Esse casarão, que estava abandonado durante décadas, vai abrigar várias atividades e também ser um importante centro de memória.”

Restauração Detalhada e Inclusiva
Com um investimento de R$ 16,8 milhões, o projeto priorizou a preservação e a acessibilidade. Os vitrais centenários foram mantidos, nenhuma árvore foi derrubada e tanto o casarão quanto o prédio anexo foram adaptados para garantir o acesso a todos. Equipes da Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION) trabalham nos ajustes finais.
A secretária das Culturas, Júlia Pacheco, expressou o entusiasmo da comunidade artística:
“Estamos ansiosos pela conquista do primeiro centro cultural da Zona Norte de Niterói, que vai abrigar a produção local. A gente tem muito coletivo, muitos artistas na Zona Norte e, em novembro, esse casarão vai estar aberto para todo mundo.”
A nova sede cultural é vista como uma afirmação do direito à cultura e um instrumento de pertencimento, conforme reforçou o vereador Leonardo Giordano.

