A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, entregou à população dois novos espaços da rede municipal de ensino, ambos no Centro da cidade. Foram inaugurados na tarde desta terça-feira (03) a Escola Municipal de Aplicação (EMAP) José Pereira e a Estação do Saber do CEPT Zilca Lopes da Fontoura, com mais de cinco mil livros à disposição dos alunos.
O EMAP José Pereira, batizado em homenagem ao finado agente de apoio educacional Zezinho, vai atender 225 alunos entre 05 e 06 anos de idade e que estejam cursando o 1° ano do Ensino Fundamental. As turmas serão em período integral. O local conta, ainda, com bloco administrativo, nove salas de aula, banheiros (incluindo PCD), pátio coberto e ao ar livre, além de cozinha e refeitório.
O prefeito Fabiano Horta rememorou os momentos que viveu naquele espaço, que antes fazia parte do Colégio Estadual Elisiário Matta, um dos mais tradicionais do município.
“Eu sou fruto desse jardim de infância, eu sou fruto dessa terra aqui. Com o Zezinho presente nesse lugar, me vem na recordação a minha infância. O sentido maior dessa homenagem é o de fazer ligações em nosso círculo de afeto. Quando a gente cultiva, nos nossos espaços da educação, um valor de encontro, o que iremos sempre cultivar uma rede que seja regida pelo afeto e pelo amor. Essa é uma premissa da existência humana e essa escola representa esses vínculos de afeto”, disse o prefeito de Maricá Fabiano Horta.
A unidade escolar foi concebida em parceria com a Secretaria de Estado de Educação com o objetivo de receber os estagiários Curso Normal do C.E. Elisiário Matta, que funciona ao lado da nova escola municipal. “Essa escola é, também, um local de formação, já que vamos formar aqui profissionais habilitados para o exercício do magistério, fruto de uma parceria com o C.E. Elisiário Matta”, disse o secretário de Educação de Maricá, Márcio Jardim.
“A educação integral é um objetivo. A permanência do aluno na escola com uma formação, seja a formação da cátedra, seja de outras atividades complementares (esporte, arte, ciência, dentre outros), ajuda na formação desse estudante. Queremos ampliar cada vez mais a oferta de vagas da educação integral – a universalização dessa modalidade é uma meta”, completou Márcio.
A Escola Municipal de Aplicação (EMAP) José Pereira fica na Rua Abreu Rangel, 115 – Centro. As matrículas para a unidade acontecem no site “Matrícula Inteligente”, que pode ser acessado no portal https://edu.marica.rj.gov.br/matriculainteligente/.
José Pereira da Silva, o Zezinho, iniciou sua vida profissional como fotógrafo na Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Rio de Janeiro em 1981. Em 1989, com a extinção do cargo, Zezinho iniciou sua atuação na Educação, passando para o quadro permanente de Apoio Pessoal. Já em 2002, foi promovido a Agente de Apoio Educacional do C.E. Elisiário Matta, onde atuou brilhantemente até se aposentar. Foi reconhecido e homenageado em diversas ocasiões por conta de seu entusiasmo pela educação.
Estação do Saber
No Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Zilca Lopes da Fontoura, foi inaugurada a quarta Estação do Saber (de um total de oito que serão entregues), batizada com o nome do romancista e dramaturgo espanhol Miguel de Cervantes. O espaço conta com aproximadamente 900 títulos e 5.800 exemplares, além de auditório para aproximadamente 20 pessoas, recepção, duas salas com mesas e cadeiras e cinco computadores.
“Quero deixar clara a importância dessa biblioteca na nossa escola, que já está em funcionamento. É um espaço para todas as idades. Miguel de Cervantes diz que ‘quem tem um livro supera qualquer obstáculo e é isso que queremos passar para nossos alunos’”, ressaltou a diretora-geral do CEPT, Karina Moraes.
Aluno do 8º ano, Bernardo Ferreira Rocha participou da cerimônia de entrega representando um dos principais personagens de Miguel de Cervantes: Dom Quixote de la Mancha. “Quando me falaram para participar, eu pensei que iria travar no palco. Mas tudo deu certo. Estou muito feliz com a nova biblioteca. A gente vai poder, agora, levar livros da biblioteca para ler em casa. Ou até mesmo ler aqui. Abre portas de cultura para todo mundo”, acredita o aluno.
Cada Estação do Saber possui um tótem já na entrada, permitindo que o aluno faça o cadastro por meio de senha e CPF, escolha o livro e o retire de forma automatizada, sem a necessidade de passar pelo bibliotecário – o que agiliza e dá autonomia ao aluno para que possa fazer a escolha dos títulos que mais lhe interessarem. No entanto, um profissional fica no local para prestar assistência.