spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #81

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Nova fase do Passaporte Universitário terá 1550 vagas

Mais lidas

Foto: Lucas Nunes

Foi lançado nesta sexta-feira (28) o edital para a segunda fase do Programa Passaporte Universitário, gerido pela Secretaria de Educação e que concede bolsas de estudos em universidades credenciadas. O lançamento do edital aconteceu na quadra do Colégio Cenecista em duas reuniões com pré-candidatos às vagas. Cerca de 2500 pessoas estiveram presentes na primeira reunião, realizada às 15h. A equipe repetiu o conteúdo às 18h para quem não conseguiu estar presente na primeira.

O edital, que será publicado no site da Prefeitura de Maricá e no portal do Passaporte Universitário, prevê que 1550 bolsas sejam concedidas nas cinco universidades credenciadas no programa (Estácio, CNEC, Unifeso, UniLaSalle e Faculdade Maricá).

“Estamos transformando nossos milhões em royalties em milhares de pessoas com o conhecimento cada vez maior, isso é exemplo de política pública que pensa na população. Conhecimento é algo que não acaba nem quando a gente morre, pois compartilhamos ele com o outro“, disse a secretária Adriana Costa.

“Pai” do projeto, o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG) Leonardo Alves comentou o quão bem sucedido é o Passaporte. “Não esperava que tivesse tanto sucesso. Há um ano, sugeri ao prefeito e ele acreditou. Um projeto revolucionário. Ficamos seis meses trabalhando no projeto na SEPOG e, em outubro do ano passado, passamos para a Secretaria de Educação”, relembrou.

“Depois de observar a primeira fase do programa, temos a máxima de que não há recurso que não tenha que ser investido. Temos que investir cada vez mais em educação. O trabalho é árduo, mas vale a pena”, comentou Leonardo.

Uma nova lei foi criada revogando a anterior e abrangendo mais alunos. Agora, de acordo com a nova legislação, 7.000 alunos serão contemplados pelo programa. Anteriormente eram 5.000. Na primeira fase, foram 1.241 agraciados.

O programa é a perspectiva de futuro para quem busca cursar o ensino superior. “Minha renda não permite que eu curse a universidade. Estou desempregada e quero muito conseguir. Tentei a primeira oportunidade mas, por algum erro de documento, não consegui. Tenho fé que agora consiga. É agora ou nunca!”, disse Renata Pires, que deseja fazer Nutrição.

As inscrições começaram hoje e vão até o dia 05/07. É importante frisar que após concluída, a inscrição não poderá ser editada. Aqueles que realizarem o cadastro e finalizá-lo faltando alguma documentação, será eliminado.

Um resultado parcial será divulgado e gabaritará os alunos à realizarem a entrega de documentos. O resultado final acontecerá no dia 03/08, e a entrega dos certificados no dia seguinte (04/08).

Das 1550 vagas abertas, serão 900 para quem concluiu o ensino médio em escola pública e tenha renda familiar de até 06 salários mínimos; 450 de ampla concorrência (sendo 225 para quem prestar o vestibular das instituições e 225 para quem se inscrever com a nota do Enem), podendo concorrer aqueles que tiverem qualquer renda; 150 vagas para servidores públicos municipais efetivos, ou seja, concursados; e 50 vagas para aqueles que quiserem cursar medicina.

Dentre as principais alterações na lei estão a necessidade de apenas três anos de residência fixa na cidade (antes eram cinco anos) e o fim das bolsas de 80%.

A vovó Aldineia Gago esteve na reunião para pegar informações e passá-las para o casal de netos. “A minha neta já tentou vestibular algumas vezes, já o meu neto tá tentando pela primeira vez. Ela quer fazer Serviço Social, enquanto meu neto quer fazer Medicina, quer ser oncologista. É o sonho dele. Estou muito esperançosa. É a chance de ouro deles”, falou, emocionada.

Clique aqui e tenha acesso ao edital.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img