Uma força-tarefa da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) e do Procon Estadual (Procon-RJ) realizou uma série de fiscalizações em 15 supermercados da capital (Zonas Norte, Sul e Sudoeste) e nos municípios de Niterói e Nova Iguaçu. A ação teve como foco o setor supermercadista, historicamente um dos mais denunciados nos órgãos de defesa do consumidor.
Como resultado das inspeções, foram apreendidos e descartados mais de 70 quilos de alimentos impróprios para consumo. Entre os produtos com irregularidades estavam carnes, frios, pães e outros itens, descartados na presença dos agentes.

Irregularidades Encontradas
Além dos problemas com a qualidade dos alimentos, as equipes identificaram outras irregularidades sanitárias e administrativas:
Higiene e Estrutura – Chão rugoso, ralos inadequados e lixeiras sem pedal.
Informação ao Consumidor- Ausência de cartazes obrigatórios, como o de disponibilidade do Livro de Reclamações, o número do Disque 151 do Procon, e o aviso sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas a menores.
O secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, destacou a importância da ação, especialmente no período que antecede as festas de fim de ano:
“O setor supermercadista está entre os mais reclamados, o que eleva a preocupação com a qualidade dos produtos. A Secretaria e a Autarquia estão dedicadas a fiscalizações estratégicas para garantir segurança e qualidade no abastecimento varejista de alimentos.”
A Sedcon e o Procon-RJ reforçam que as fiscalizações seguirão de forma contínua até o fim do ano, priorizando as redes com maior número de denúncias.
O consumidor pode denunciar irregularidades em supermercados pelos canais oficiais: Fala Consumidor da Sedcon – (21) 99336-4848, Disque 151 do Procon-RJ, ou pelo site.









 
                                    











