spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Novembro Azul: Maricá realiza atividades sobre a prevenção do câncer de próstata

spot_imgspot_img

Mais lidas

A Secretaria Municipal de Saúde de Maricá, realizará no mês de novembro denominado pela área de saúde de Novembro Azul, mês de combate e prevenção ao câncer de próstata, diversas atividades para saúde do homem. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA)  o câncer de próstata é o caso mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

A cidade de Maricá contará com uma extensa programação em toda a rede municipal de saúde, dando ênfase à saúde integral do homem e não somente ao combate ao câncer de próstata. Programações internas aos colaboradores acontecerão no Hospital Municipal Conde Modesto Leal, UPA de Inoã, Posto de Saúde 24h de Santa Rita, no Hospital Municipal Ernesto Che Guevara e os eventos abertos ao público nas Unidades de Saúde da Família (USF).

Todos os eventos serão realizados dentro das normas de distanciamento social e exigem o uso de máscara e os cuidados com a higiene das mãos. A Atenção Primária à Saúde ainda vai realizar uma live debatendo a saúde do homem de forma integral, abordando também a saúde dentária, dia 18, às 15h, pelo Zoom aberto aos munícipes, disponível no link: https://bit.ly/3l9EKGg.

Vão participar da live “Papo de Homem” o enfermeiro e coordenador estadual da Saúde do Homem, Giovani Dimas; e o dentista de família, Felipe Fernandes. A organização é do gestor da Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Sergio Menezes; e a mediação será feita pela coordenadora da APS do município, Maria Angélica Duarte. Cada palestrante terá 15 minutos para discorrer sobre seus temas.

Em 2020, 46 pacientes diagnosticados com câncer de próstata, em Maricá, foram encaminhados a partir da Central de Regulação do município, que insere o paciente oncológico no sistema estadual de regulação, para unidades de saúde estaduais ou federais responsáveis pelo tratamento, como o Hospital Regional Darcy Vargas (em Rio Bonito) e o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no município do Rio de Janeiro.

Já em 2019 foram diagnosticados 84 pacientes e em 2018 foram 44 pacientes encaminhados para as unidades de tratamento hospitalar.

A programação que faz parte da campanha Novembro Azul e Saúde do Homem, terá início na próxima segunda-feira (9), em parceria com o LACEN (Laboratório Central).

Nos dias 16, 17 e 18 de novembro será realizado no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara (HMECG) o evento idealizado pelas direções Executiva e de Enfermagem em comemoração ao Novembro Azul. As reuniões serão configuradas em rodas de conversa com o tema: “Cuidar de si também é coisa de homem!”.

Além da abordagem relacionada ao câncer de próstata, será referida à saúde do homem de maneira ampla, como adotado na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH).

 

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img