spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Novo Cinema Henfil será entregue nesta sexta-feira

spot_imgspot_img

Mais lidas

Nesta sexta-feira (14), a prefeitura de Maricá Inaugura o novo Cinema Henfil. O equipamento foi totalmente repaginado e modernizado para exibições de filmes gratuitos nas telonas.

O espaço ganhou um letreiro que remete aos cinemas antigos, como o Cine Odeon, no Rio de Janeiro, e novo paisagismo. Na parte interna, são 200 cadeiras, sendo 190 comuns, quatro para pessoas obesas, quatro para cadeirantes e outras duas para pessoas com mobilidade reduzida, além de moderno equipamento cinematográfico com tela e projetor de áudio e vídeo.

O prefeito da cidade, Fabiano Horta, e o secretário de Cultura, Sady Bianchin, farão juntos uma visita inaugural, que será transmitida pelos canais oficiais da prefeitura (Youtube e Facebook), assim como o documentário “Henfil”, da premiada diretora Ângela Zoé.

Segundo ela, o filme é uma peça de resistência nesse momento de crise na cultura.

“Eu tive a sorte de fazer um trabalho sobre um artista que escolheu o caminho do humor como saída em tempos difíceis. E nada mais irreverente do que ‘dar uma aliviada’, como o Henfil mesmo dizia, através do humor”, comenta a cineasta. “E isso tudo é mostrado no documentário, esse lado dele”, acrescenta.

Para Ivan de Souza, filho do cartunista que dá nome ao lugar, é importante presenciar essa reabertura.

“Então, um cinema que se propõe popular, sem fins lucrativos, só posso desejar que seu objetivo jamais seja desvirtuado. Principalmente agora nesse período difícil pelo qual passamos, que começou com o boicote à cultura no governo Temer e hoje com essa criminalização da cultura, feita pelo atual governo”, disse.

Para o secretário Sady Bianchin, o espaço será palco de diversas ações, entre elas os festivais.

“Trata-se de uma nova era do Cine Henfil. Quando a pandemia passar, queremos criar mostras, lançamentos com debates, atrair festivais, criar uma rede do audiovisual e articular parcerias da secretaria com escolas como a Cinecittà, na Itália, e a de Los Baños, em Cuba, além de universidades que tenham curso de cinema no Rio de Janeiro”, informa Sady.

O Cinema Municipal Henfil, Fica situado na Rua Alferes Gomes com Rua Domício da Gama, no Centro.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img