spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Novo hospital deve começar a receber pacientes no domingo

spot_imgspot_img

Mais lidas

O Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara foi inaugurado nesta sexta- feira (1º) para atendimentos às vítimas da Covid-19. Inicialmente, o hospital, que começa a funcionar no domingo, conta com 75 leitos (20 de UTI, cinco de trauma, 10 de suporte e 40 de enfermarias).

Dividido em três blocos- A, B, C- no primeiro estão localizadas as salas de trauma, de observação, consultórios, odontologia, medicação, pequenos procedimentos, quartos, leitos, centro de imagem; no B estão o centro cirúrgico, os dois Centros de Terapia Intensiva (CTI) e observação individual. Já no C, estão localizados os quartos, vestuário, laboratório, farmácia, rouparia e refeitório, além da área administrativa.

O hospital conta com os mais modernos equipamentos que são referência no país. No CTI, por exemplo, o aparelho de Raios-X digital, é capaz de realizar o exame no local, sem a necessidade do deslocamento do paciente.

A farmácia está totalmente abastecida para o início do funcionamento, e tem uma máquina fracionadora, que identifica medicamentos que saem do setor e vão para outras áreas do hospital.

O prefeito Fabiano Horta frisou o importante papel que o hospital desempenhará no município, principalmente nesse período de pandemia.

“As nossas equipes médicas foram treinadas nos melhores protocolos para enfrentar o novo coronavírus. Quero agradecer muito a essa equipe, e dizer a eles que esse esforço de solidariedade é uma luta da vida, uma luta de todos para que possamos transcender um tempo de agonia humana”, declarou o prefeito.

A secretária de Saúde Simone Costa enfatizou que o Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro, não vai parar com o seu atendimento.

“O Conde é a nossa porta de entrada onde os pacientes vão chegar e vão ser referenciados. O Conde e o Che vão ser irmãos e precisamos trabalhar essa referência”, afirmou emocionada.

Simone também falou do início das atividades e do aprendizado com a pandemia.

“Agora é um momento de aprendizagem de todos juntos para sairmos dessa pandemia. Tenho certeza que daqui a pouco vamos ter pacientes saindo curados do Che e sendo aplaudidos por todos, porque vai ser mais uma vida salva. O Che chega com essa intenção de salvar vidas”, finalizou.

Atendimento

O atendimento de livre demanda, em que o paciente vai às unidades se consultar não será realizado nesta primeira etapa. A unidade será regulada pelos três polos de atendimento instalados na cidade – Centro, Itaipuaçu e Ponta Negra.

Investimento

Foram investidos R$ 80 milhões com recursos próprios para erguer a unidade de alta complexidade em uma área de 13 mil metros quadrados no bairro de São José do Imbassaí, às margens da RJ-106.

Estrutura

Ao todo, o hospital tem capacidade para 137 leitos com enfermarias clínicas, de urgência e emergência, infantis, adultas e de idosos. Em sua área externa, o hospital possui um tanque de oxigênio de 11 mil litros (9.200 m3) para abastecer toda a unidade.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img