Os casamentos estão ganhando sobrevida no Brasil. O número de divórcios no país diminuiu 10% neste ano em relação a 2021, segundo pesquisa do Colégio Notarial do Brasil.Entre janeiro e novembro, foram 68,7 mil separações registradas nos cartórios de Notas. É o menor número desde 2018.
Tem quem busque colaborar com o aumento de casados para o ano que vem. Bruno Gabriel e Nayara Dall’Agnol tinham planos para casar este ano, mas a inflação fez remarcar a festa.
“Queriamos que custasse no máximo R$ 25 mil, porque pensamos em fazer algumas coisas por fora”, conta Nayara. Mesmo sem mudar a lista de convidados, a conta já está beirando os R$ 40 mil. Nayara diz que pelo lockdown, conseguiram até economizar e criar novos hábitos de economia, então ano que vem vai começar com tudo: “Já queremos nos casar logo em janeiro, começar com o pé direito”, afirma.
Os números de divórcios foram recorde
Em 2021, foram 76,6 mil divórcios nos cartórios, recorde na história brasileira.
Com relação a 2020, primeiro ano da pandemia, a queda foi de 3,8%. Naquele ano, foram encerrados 71 mil casamentos.
Os divórcios realizados em cartório são consensuais, quando as partes têm acordo sobre os termos. Nesse caso, não é necessário passar por um juiz para oficializar o fim do casamento