O cinema brasileiro teve uma noite histórica no Globo de Ouro, neste domingo (11). O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, venceu duas categorias centrais: Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama, com Wagner Moura, que se tornou o primeiro brasileiro a conquistar o prêmio nessa categoria.
O anúncio do prêmio internacional foi feito por Orlando Bloom e Minnie Driver, que parabenizou o Brasil em português. O longa superou produções de Noruega, Espanha, Coreia do Sul, Tunísia e França. Ao receber a estatueta, Kleber Mendonça Filho saudou o país e dedicou a vitória aos jovens cineastas brasileiros, destacando a parceria com Wagner Moura.
Mesmo sem levar o prêmio máximo de Melhor Filme de Drama, vencido por Hamnet, a chamada “noite do Brasil” consolidou o país entre os protagonistas da premiação. A campanha vitoriosa coroou um percurso internacional iniciado em Cannes, onde o filme concorreu à Palma de Ouro e ganhou destaque com uma apresentação de frevo na Croisette.
A conquista também resgata a tradição brasileira no Globo de Ouro: Central do Brasil venceu a mesma categoria em 1999 e, no ano passado, Fernanda Torres foi premiada como Melhor Atriz em Filme de Drama. Com duas estatuetas, O Agente Secreto reforça a força do cinema nacional na atual temporada de premiações.
Lula comemora nas redes sociais a vitória do filme
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou a vitória de Wagner Moura no Globo de Ouro e destacou o reconhecimento internacional do cinema nacional. Em publicação nas redes sociais, Lula afirmou que o cinema brasileiro voltou ao “topo do mundo” e classificou como merecida a estatueta de Melhor Ator em Filme de Drama, ressaltando a performance do ator em O Agente Secreto. O presidente também destacou que o cinema brasileiro tem mobilizado atenção e respeito no exterior e simboliza a retomada da valorização dos artistas no país. “Viva a cultura brasileira”, concluiu.

















