spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #75

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Obras destruídas em atos antidemocráticos são restauradas pelo Iphan

spot_imgspot_img

Mais lidas

Na última quarta-feira (26/04), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) anunciou que a maioria das obras e bens culturais danificados durante os atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro deste ano já foram restaurados. De acordo com o presidente do Iphan, Leandro Grass, os trabalhos foram realizados em tempo recorde e os prejuízos foram minimizados.

Durante os atos, ocorridos em Brasília, manifestantes invadiram o Congresso Nacional e depredaram o prédio. Várias obras de arte e bens culturais foram danificados ou destruídos, incluindo esculturas, quadros e objetos históricos.

Segundo o presidente do Iphan, foram necessários esforços conjuntos entre a instituição e o Congresso Nacional para realizar as restaurações. “A nossa preocupação foi de que as peças fossem restauradas o mais rápido possível, para que pudessem voltar para seus lugares de origem e para que a história pudesse ser preservada”, afirmou.

Entre as obras restauradas estão esculturas que estavam na fachada do Congresso Nacional e objetos históricos que estavam expostos no interior do prédio. Além disso, a restauração da Biblioteca Nacional, que foi parcialmente destruída pelos manifestantes, está em andamento e deve ser concluída em breve.

A rápida ação do Iphan foi elogiada por especialistas em patrimônio histórico e cultural. Porém, muitos ainda questionam a segurança dos bens culturais e a necessidade de maior investimento em proteção e segurança desses patrimônios.

*estagiária sob supervisão de Raquel Morais

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img