A etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica terminou domingo (15/09) com a premiação dos vencedores do nível 2, voltado para estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e todos os anos do ensino médico ou técnico.
A equipe MARvel foi a vencedora, seguida da Ninjas Tigers 2 (em segundo lugar) e da Insp Robots (em terceiro). No sábado, a competição consagrou os níveis 0 (alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, de prêmios mais lúdicos) e 1, no qual o campeão foi o Instituto Rogério Steinberg, com equipes de duas escolas de Maricá completando o pódio: JBR Team (do CEM Joana Benedicta Rangel) em segundo, e IA JM (da E.M. João Monteiro) em terceiro.
Um total de 27 equipes obteve a classificação para a etapa estadual, que acontece no próximo fim de semana (21 e 22/09) também na arena montada na Rua Jovino Duarte de Oliveira, em Araçatiba, ao lado do Fórum.
Entre as 26 unidades de ensino municipais presentes à olimpíada, estava Escola Municipal Indígena Guarany (Para Poty Nhe’ e Ya), de São José do Imbassaí, cujos alunos puderam contar uma intérprete para mediar as orientações dos árbitros. Segundo a diretora Martinha Mendonça Guajajara, a tecnologia está presente nos espaços indígenas desde sempre.