spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #86

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Operação “Cidade Limpa” já removeu cerca de mil veículos abandonados das ruas de Nova Iguaçu

Mais lidas

A operação “Cidade Limpa” está transformando a paisagem urbana de Nova Iguaçu. Em apenas dez meses, a Prefeitura já retirou cerca de mil veículos abandonados e sucatas das ruas da cidade. A iniciativa, conduzida pelas Secretarias Municipais de Ordem Pública e de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, tem contribuído para melhorar o fluxo do trânsito, aumentar a segurança de pedestres e reduzir riscos à saúde pública e ao meio ambiente.

Nesta semana, as equipes atuaram no bairro Comendador Soares, onde duas carcaças que bloqueavam parte da Rua Pôrto Carrito e dificultavam a passagem de pedestres foram removidas. Mesmo notificado, o proprietário se recusou a retirar os veículos, o que levou à ação direta da Prefeitura.

“Desde o início da operação, notificamos 1.285 veículos. Destes, cem foram levados ao depósito municipal e os demais foram retirados pelos próprios donos. Nosso trabalho é identificar as carcaças, aplicar o adesivo de notificação e conceder 72 horas para a remoção. O principal objetivo é conscientizar a população de que manter a cidade limpa e segura é uma responsabilidade de todos”, explicou o secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Fernando Bastos.

De acordo com o secretário, ainda há veículos notificados que aguardam a retirada pelos proprietários. São considerados passíveis de remoção carros abandonados, sucatas ou em estado de deterioração, sem condições de circulação. Além de causar poluição visual, esses veículos representam riscos ambientais, pois podem vazar óleo, combustível e fluido de freio, contaminando o solo e a água, além de liberar gases tóxicos e partículas poluentes durante a decomposição.

Os automóveis recolhidos são encaminhados ao galpão municipal, onde permanecem à disposição dos donos por até 30 dias. Após esse prazo, o veículo pode ser leiloado ou destinado à venda como sucata.

Além de liberar calçadas e vias públicas, a operação também elimina possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, reforçando o compromisso da Prefeitura com a saúde, o bem-estar e a revitalização urbana de Nova Iguaçu.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img