Uma operação da Polícia Militar do Rio de Janeiro flagrou, na terça-feira (18), sete ligações irregulares de água e seis reservatórios que abasteciam caminhões-pipa clandestinos na comunidade do Poço Largo, no Sapê, em Niterói. Os pontos foram encontrados após uma denúncia anônima. Um caminhão-pipa clandestino foi apreendido.

A concessionária Águas de Niterói, responsável pelo abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto no município, foi acionada para dar apoio técnico à operação e executou o corte das ligações irregulares.
Em 2024, Águas de Niterói desativou cerca de 2.200 ligações clandestinas de água na cidade e, em 2025, a concessionária já flagrou mais de 300 irregularidades. O furto de água é crime passível de penalidade, de acordo com o Artigo 155 do Código Penal. Além disso, as ligações irregulares e o abastecimento clandestino de caminhões-pipa prejudicam o abastecimento dos moradores da região, além de oferecerem risco de contaminação da rede pública, afetando a qualidade da água e podendo resultar na poluição dos mananciais.
