Agentes do Procon Estadual autuaram uma agência da Caixa Econômica Federal no bairro do Fonseca, zona norte de Niterói, durante operação realizada nesta terça (10). Foram registradas longas filas e alto tempo de espera para atendimento.
Os fiscais constataram fila externa e ausência de funcionários para fazer a triagem do atendimento. Cerca de 50 pessoas aguardavam mais de uma hora para entrar no banco e, depois disso, o consumidor ainda esperava mais 59 minutos na fila interna para ser atendido.
De acordo com o Sindicato dos Bancários de Niterói e Região, esse é um reflexo do aumento da carga de trabalho e da falta de funcionários, política que vem sendo adotada pela direção do banco.
O movimento sindical também afirma que tais medidas vem sendo adotadas pela instituição para depreciar a estrutura a fim de privatizar o banco público. O Sindicato dos Bancários de Niterói e Região defende a contratação de mais trabalhadores, medida que vai melhorar a prestação do serviço.
De acordo com o sindicato, o banco deve permanecer público, já que é um ativo importantíssimo para o país. Vale lembrar que a instituição é considerada altamente rentável, vide o resultado no primeiro trimestre de 2021, quando registrou lucro líquido de R$ 4,6 bilhões – resultado 50,3% maior que o registrado no mesmo período de 2020.