Teve início nesta quinta-feira (1) a Operação Natal, desenvolvida pela Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Defesa do Consumidor.
O objetivo desta operação é orientar e fiscalizar estabelecimentos durante a época de natal para trazer segurança ao consumidor.
Equipes do Procon-Maricá estarão atuando, durante todo o mês, para garantir que estabelecimentos obedeçam as medidas do Código de Defesa do Consumidor.
Os fiscais estarão verificando diversos pontos, como a divulgação de informações claras a respeito da diferença de preços para cada forma de pagamento, precificação em produtos expostos na vitrine e no interior do estabelecimento, disponibilidade do CDC em cada local e obrigatoriedade da emissão de cupom fiscal.
Uma pesquisa será feita para evitar que os estabelecimentos apliquem um aumento abusivo no preço durante o período de festas.
“O objetivo da nossa ação neste mês é coibir as práticas abusivas no comércio, muito comuns no final de ano, e também orientar os comerciantes nesse sentido. Será um trabalho contínuo e diário para garantir a qualidade na compra e para que o consumidor se sinta seguro”, explicou o coordenador de fiscalização do Procon, Marcus Sampaio