Nesta terça-feira (1º), a Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) realizaou o “Dia D” da “Operação Rastreio”, que combate roubo, furto e receptação de aparelhos de telefone celular. Somente nesta ação de hoje, 92 pessoas foram presas e 931 celulares foram apreendidos.
Esta operação foi iniciada no dia 3 de maio, já é a maior iniciativa do estado contra o crime de roubp e comercialização de dispositivos ilícitos. A ação está mobilizando todas as delegacias do estado e tem o objetivo de bloquear a circulação desses aparelhos no mercado informal, incluindo shoppings populares e lojas de manutenção que usam muitas vezes notas falsas ou sem documentação.
O Dia D ocorre uma semana depois de as delegacias de todo o estado enviarem intimações para que mais de 3 mil usuários de celulares produtos de crimes entregassem os aparelhos. Segundo a polícia, todos eles tiveram 72 horas para devolver os telefones adquiridos de forma irregular, evitando, assim, a responsabilização criminal. Os intimados foram identificados a partir das investigações conduzidas pelas unidades da Polícia Civil.
“Essa cadeia criminosa só existe porque há quem compre. Mostrando para a população que essa aquisição tem consequência, esperamos enfraquecer todas as engrenagens do crime”, destacou Curi.
Ainda nesta terça-feira (1º), o Governo do Rio de Janeiro lançou o app ‘Celular Seguro RJ‘, que permite verificar se um celular foi roubado ou furtado e cadastrar o aparelho como regular.