A Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo vem intensificando, em todo o município, as ações da Operação Tolerância Zero contra motos barulhentas. Realizadas em diferentes bairros e horários, as fiscalizações atendem a solicitações da população e têm como foco combater motocicletas com escapamentos irregulares, descargas adulteradas e sem placa.
Desde abril de 2025, quando a operação foi iniciada, mais de 14 mil motocicletas já foram abordadas pelas equipes de fiscalização.
Somente em 2025, mais de 450 motos irregulares foram apreendidas, incluindo veículos reprovados no teste com o decibelímetro — equipamento que verifica se o nível de ruído está dentro dos padrões permitidos por lei —, além de motos furtadas, sem placa ou cujos condutores tentaram fugir da abordagem. No período, foram emitidos quase dois mil autos de infração.
A Operação Tolerância Zero é resultado do esforço conjunto do poder público para garantir o cumprimento da legislação e reduzir a poluição sonora na cidade. As ações contam com o apoio de agentes do programa Segurança Presente, do 7º Batalhão da Polícia Militar e da Guarda Municipal.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Transportes, Fabio Lemos, as fiscalizações ocorrem de forma contínua e já apresentam resultados positivos.
“As ações acontecem diversas vezes por semana, em horários distintos. Temos conseguido reduzir a poluição sonora e observar a diminuição no número de infrações e remoções. São Gonçalo avança para um trânsito mais seguro, garantindo o direito de pedestres e motoristas. Em 2026, seguiremos com ainda mais operações, reforçando a conscientização e o cumprimento das leis. Aqui é tolerância zero contra irregularidades”, afirmou o secretário.




















