spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Opinião: Advogado, parabéns pelo seu dia!

spot_imgspot_img

Mais lidas

Hoje, comemoramos o nosso dia!

Mas o que temos a comemorar?

Há muitos, ouvi dizer que a advocacia vai acabar… E há tempos ela resiste!

Resistirá enquanto houver desigualdade e injustiça, posto que, se as arbitrariedades se extinguissem, tornar-se-ia prescindível essa nobre profissão.

Advocacia é profissão para resilientes, “não é para covardes”, disse o saudoso Sobral Pinto.

Deparamo-nos com uma pandemia que nos envolveu, a todos. Veio esbulhando, após arrombar a casa dos processos físicos, aliada à nossa obrigatoriedade de afastamento e utilização dos meios eletrônicos de mídia.

O que será da advocacia nesse momento? Como ficarão os amigos e colegas de profissão em meio a tudo isso? Estaria chegando ao fim o exercício de atividade tão essencial a sociedade?

Respondo, primeiramente, que é muito bom fazer parte de tão grandiosos momentos histórico-jurídicos, a grande transformação digital que nos fará, num futuro, próximo, esquecer o já velho processo de papel.

Tamanha revolução jurídica só teve igual precedente quando – 3.000 anos atrás – surgiu a escrita, fazendo os processos de verbal tornarem-se graficamente registrados.

Como a defesa dos direitos é um fator social que se perde nas brumas do tempo, tem acompanhado a sociedade desde o seu nascedouro e, por óbvio, antes da invenção da escrita.

Naquela época, já se falava e promovia o direito e a justiça; e a figura do advogado já existia de forma verbal, sem a necessidade do papel.

Quando da transição para grafia dos processos houve àquela época, enorme tumulto e resistência.

– Mas como? Eu não sei escrever! – Afirmava um.
– Será o fim da advocacia???? – Explanava outro pessimista.

Por outro lado, aqueles que, em seu coração, carregavam os ideais de justiça, defesa, amor ao próximo resolveram estudar e aprenderam a escrever e a ler no intento de não perderem o trem da evolução e continuarem a batalhar a favor da justiça.

O processo escrito, há 3.000 mil anos, está a nosso serviço, mas creio que tenha data para acabar. E digo isso baseando-me no que nos urge viver, pois vejo momento de transição, o de hoje, tão marcante quanto… Repetindo-se. Vislumbro que dure mais uns 3.000 anos sobre forma de processo eletrônico.

Pensando nisso, a subseção de Maricá – progressista que é – tem dado vários passos em favor da advocacia maricaense nessa gestão, a exemplo: elevação da entrância para especial; reforma e ampliação da sede; com a aquisição de um moderno plenário; 1º curso de pós graduação em Direito da Cidade; sala para audiência virtual já instalada; a inclusão da advocacia no Programa de Amparo ao Trabalhador (PAT), que nessa pandemia auxiliou muito a classe tão afetada, e dá agora mais um passo na direção do progresso.

Em uma parceria inédita no Município, a 1ª Vara Cível de Maricá e a OAB Maricá se uniram em um trabalho conjunto, e iniciaram uma parceria, onde a OAB Maricá começou a digitalização de parte do acervo daquela Vara, para que os processos físicos habitem agora o mundo eletrônico. Tal união de esforços, facilitará a vida de todos, jurisdicionados, advogados, juízes, promotores, defensores e toda sociedade, sem idas ao fórum sem carga de processos e tantos outros benefícios que só o processo eletrônico traz.

Parte dos processos que compõem o acervo daquela Vara deixarão de ser físicos e passarão a ser eletrônicos, através de um longo processo, que será gradual e constante, pois o acervo é muito grande, esse será um processo lento, difícil mas não impossível, que devemos aos nossos bravos colaboradores da OAB Maricá, e que dará o tom de uma nova era!

Com essa cooperação coroaremos o fim de uma era e o início de uma nova era, digital e processual, que já se avizinha no Município de Maricá, pois já temos aqui implantado o PJE, fomos o primeiro no Estado!

Essa é mais uma de várias conquistas que a nossa subseção de Maricá tem trazido para a advocacia maricaense!

Trazemos essa informação de modo muito especial no dia do advogado para que você possa comemorar mesmo em uma época tão difícil como essa!

Mas a mensagem é para que mantenhamos acesa a chama incandescente da fé em dias melhores, aquela mesma fé que sempre guiou o espirito combativo de cada advogado e advogada durante toda nossa existência!

Finalizo parabenizando a valorosa classe e a você por essa data especialíssima que é o dia 11 de agosto, Fraternal abraço!

FELIZ DIA DOS ADVOGADOS!!!!
É o que desejamos!

Eduardo Carlos de Souza
Presidente da 38ª subseção/ OAB-Maricá-RJ

Luciene da Silva Mourão
Vice-presidente

Carlos Henrique Cardoso da Paixão
Secretário -Geral

Ronyse Maria de Carvalho dos Santos
Secretária-adjunta

Teodoro Ricardo Selva de Mello
Tesoureiro.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img