Enquanto a cerimônia do Oscar 2023 não acontece, o Errejota Notícias está em clima de aquecimento para a maior premiação de Hollywood. Por isso, nada melhor do que entender quais são os critérios e quem vota nas 24 categorias que indicam e premiam personalidades e produções.
Apesar de ter algumas categorias consideradas “principais” (Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Direção e Melhor Roteiro), que explicamos anteriormente quais são os concorrentes, o processo de escolha e votação é o mesmo para cada um dos quesitos avaliados.
Outro ponto importante da votação do Oscar é que, apesar de a Academia contar com milhares de votantes (cerca de 9 mil), existe uma separação em grupos para que cada artista ou profissional do cinema vote nas categorias que mais entende. Por isso, atores votam nas categorias de atuação, diretores na categoria de direção e por aí vai. Contudo, na categoria de Melhor Filme todos os votantes estão aptos a darem suas opiniões.
Entenda melhor o que se leva em conta em cada categoria do Oscar:
- Melhor filme
Esta é a única categoria que funciona da seguinte forma: cada votante ordena os filmes de acordo com sua preferência. Por isso, essa medida é chamada de “voto preferencial”. Se algum filme conquistar a preferência de mais de 50% dos votantes, ele já está apto para ser o vencedor. Caso isso não aconteça, o processo eliminatório dos filmes “menos queridos” começa a acontecer até o sistema chegar a um consenso.
A intenção é a de premiar o conjunto da obra: força da narrativa, a mensagem da produção, o trabalho dos atores e, obviamente, a direção também.
Ao contrário do que se pode pensar, a estatueta de Melhor Filme não cai nas mãos do diretor, mas sim do produtor ou produtores do longa-metragem.
- Melhor ator e melhor atriz (principal e coadjuvante)
As categorias de atuação separam os papéis principais de um filme dos papéis secundários. Porém, o processo de escolha é o mesmo. O mais complexo é definir quem é protagonista e quem é coadjuvante — há alguns filmes que possuem coadjuvantes mais chamativos do que o próprio protagonista.
Nessas categorias, apenas atores e atrizes votam em seus colegas.
- Melhor direção
Em mais uma categoria que filtra seus votantes, apenas cineastas membros da Academia escolhem seus trabalhos de direção favoritos no ano. A análise individual do trabalho de direção é uma tarefa árdua, e somente aqueles profissionais que trabalham por trás das câmeras sabem o quão importante é analisar tão detalhadamente esta função.
Ao longo dos últimos 90 anos, o diretor vencedor do Oscar também vence a categoria de Melhor Filme, mas isso deixou de ser uma “obrigação” dos votantes há um tempo. Nos últimos anos, é possível observar uma maior variedade de vencedores nestas duas categorias.
- Melhor roteiro (original e adaptado)
A categoria de Roteiro Original premia projetos autorais, que não foram baseados em outro produto externo. Já a de Roteiro Adaptado é aquela que engloba produções baseadas em peças de teatro, livros, quadrinhos, jogos ou até mesmo filmes antigos.
O roteiro mais bem estruturado em questão de início, meio e fim, que apresenta uma história coerente e da maneira mais agradável, é geralmente quem recebe a honraria da Academia.
- Melhor som (edição e mixagem)
Duas das categorias mais técnicas do cinema. A mixagem é o trabalho que equilibra da melhor forma as falas, os sons eternos de ambientes e a trilha-sonora. Além disso, é a etapa em que sons que não foram captados no set são incluídos.
Já a edição de som se refere à captação do áudio de um filme, que é feito pela equipe no set. É o trabalho feito presencialmente com a intenção de captar e equalizar todos os sons (diálogos e ações dos personagens).
- Melhor figurino e maquiagem
Para essas categorias, não há nada mais importante do que toda a atenção do mundo no momento em que as cenas de um filme são rodadas. Por isso, os profissionais de figurino e maquiagem estão o tempo todo no set, a fim de observarem os detalhes em cena.
A transformação feita em personagens, se limitar-se ao que eles vestem, é muito observada pelos votantes. Os filmes recebem estatuetas de Maquiagem pelo cuidado em criar figuras míticas ou envelhecê-las de forma convincente, sem se apoiar somente aos efeitos de computador.
Já em Figurino, os votantes têm uma “queda” por filmes de época. Porém, o mais importante nesta categoria são os detalhes nas roupas e a sensação de que o filme realmente tenha sido feito em outra época — ou que a obra tenha a capacidade de criar tendências sem iguais caso se passe em um cenário distópico.
*Estagiário sob a supervisão de Raquel Morais