spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #75

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Padre da Paróquia de Maricá impede tradicional lavagem da escadaria

spot_imgspot_img

Mais lidas

O padre Max Celestino Sales de Almeida, pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, em Maricá, impediu a lavagem da escadaria da igreja, um ato garantido por Lei Municipal de Maricá há 24 anos. O ato aconteceu de forma adaptada, fazendo com que a lavagem fosse realizada na calçada e não na escadaria como acontece todo ano.

A lavagem é realizada por pessoas de religiões de Matriz Africana e causou indignação de lideranças do grupo. Dofona Simone de Iemanjá publicou em sua rede social a sua indignação com o que aconteceu. “No sábado dia 14/01/23 aconteceu a “lavagem da calçada” da Igreja Nossa Senhora do Amparo. Pasmem! Mas foi isso que aconteceu. (…) O ato da lavagem da escadaria foi negado pelo padre que respondeu em oficio falando sobre o descontentamento dos fiéis com a atividade em questão. Não tivemos acesso as escadarias, como todo ano, pois agora foi colocado um portão no final das escadas. Queria deixar registrado o meu descontentamento e a minha indignação com essa falta de respeito pelos nossos. Nossa religião é de acolhimento e respeita todas as outras. Eu lamento demais a postura que foi tomada de desrespeito e desagregação”, lamentou Dofona.

Nota do Pe. Max Celestino, da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo. Foto/Divulgação- Redes Socias

Em nota enviada para a Prefeitura de Maricá, a Arquidiocese de Niterói informou que preza pelo respeito e diálogo entre religiões. “A Igreja Católica sempre prezou pelo diálogo inter-religioso. E deseja, junto aos irmãos de todas as confissões cristãs e não cristãs, a paz ao mundo. Com esse propósito, a Paróquia de Nossa Senhora do Amparo de Maricá, no dia 1º de janeiro – Dia Mundial da Paz – unida a todas as paróquias do mundo e a todas as religiões pediu a Deus o dom da paz e reafirmou o seu compromisso de construir a paz tão necessária em nosso mundo de hoje”.

Foto Divulgação Prefeitura de Maricá

A atividade realizada pelas religiões do candomblé e Umbanda é a terceira maior no Brasil, atrás da famosa lavagem da Igreja do Bonfim, em Salvador, na Bahia, e da Igreja de São Cristóvão, na Zona Norte do Rio.

Foto Divulgação Prefeitura de Maricá

A Prefeitura de Maricá publicou nas suas redes sociais uma nota oficial e fotos da atividade, exaltando o acontecimento anual. “Aconteceu nesse sábado (14/01), a 24ª edição da lavagem das escadarias da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo. O evento, que faz parte do calendário oficial da cidade, tem como tema permanente. ‘Um pedido de paz para o mundo ao som dos atabaques das Religiões Afro’. Uma grande oportunidade para representar umbandistas e candomblecistas do município, evidenciando a luta pela garantia de direitos e de liberdade”.

*estagiário sob supervisão de Lucas Nunes

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img