spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #85

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Paes quer novo modelo de B.U e anuncia integração do BRT com a Baixada

Mais lidas

O prefeito do Rio, Eduardo Paes anunciou nesta quarta-feira (06) a criação de um novo BRT, que será integrado aos ônibus vindos da Baixada Fluminense e quer criar um novo sistema tarifário, Bilhete Único Metropolitano (BUM).

Foram iniciadas hoje, as obras do Terminal Margaridas, que fica na interseção da Rodovia Presidente Dutra com a Avenida Brasil, na altura de Irajá. O novo Terminal será responsável pela ligação entre a Baixada Fluminense e o BRT. A idéia é reduzir em até 50%, o tempo de viagem. Estão previstas a integração de ônibus municipais, intermunicipais e do sistema BRT e VLT, com o início da operação já no primeiro semestre de 2026.

Diariamente, cerca de 200 mil pessoas realizam o deslocamento para o Centro da cidade do Rio, provenientes da Rodovia Presidente Dutra, em 34 linhas intermunicipais, com cerca de 299 ônibus, pagando tarifas que variam de R$11,15 até R$ 17,95 em viagens que podem levar até quatro horas do dia no percurso de ida e volta para o trabalho.

O Terminal Margaridas será o ponto de chegada dos ônibus intermunicipais, que deixarão os passageiros diretamente no sistema BRT. Será uma conexão direta entre a Baixada Fluminense e o BRT. E, nesta primeira fase, vão ser beneficiados os municípios de Belford Roxo, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados e São João do Meriti.

A partir do terminal, o passageiro seguirá numa faixa exclusiva até o Centro, com conexão no Terminal Intermodal Gentileza, ou até a Barra da Tijuca, Recreio e Aeroporto Internacional Tom Jobim, via corredores Transolímpica e Transcarioca.

Também foram anunciadas a compra de 50 novos ônibus articulados para o serviço específico e para reforçar o sistema BRT.

Novo bilhete integrado – BUM

Paes também falou sobre a criação do Bilhete Único Metropolitano (BUM), com o objetivo de permitir que moradores da região metropolitana se desloquem entre os municípios pagando apenas uma única passagem. O valor da tarifa ainda será determinado após negociações com o governo do Estado e com as prefeituras municipais envolvidas. Basicamente o que o atual bilhete único intermunicipal já faz.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img