O médico veterinário Daniel Medeiros, de 44 anos, tinha ido junto com a esposa levar o filho de 4 anos, autista para o Hospital da Unimed de Itaipu, na Região Oceânica de Niterói, no último sábado, 25. Chegara às 10h55, estacionara o carro no estacionamento do hospital, que é pago, para levar a criança, que estava com suspeita de pneumonia, o que logo foi confirmado depois.
“Chegamos ao hospital e estava muito cheio. Só tinha uma pessoa fazendo a triagem. Nós e vários outras famílias ficamos mais de três horas aguardando por um atendimento. A supervisora médica de plantão havia faltado no dia. Saímos da unidade pouco depois das 14h, e depois de muito solicitar pelo direito dele. Não acataram as leis de proteção prioridade por ele ser autista. Pelo menos quase três horas para a médica fazer uma consulta de cinco minutos, pedir o raio x e constatar que ele está com pneumonia”, denunciou Daniel.
Ele constatara falta de profissionais na unidade. “A médica que atendeu o nosso filho disse que a supervisora e médica da pediatria, Drª Kelly, faltou e só tinham duas médicas atendendo. A Drª Camila nos atendeu depois de muito reclamarmos e disse que o hospital mudou o sistema de classificação de risco. As recepcionistas não conseguiram contato com ninguém da administração e nem da direção do hospital”, reclamou o veterinário, que irá fazer reclamação junto à Agência Nacional de Saúde (ANS) e ao Ministério Público do Estado.
Além disso, Daniel denunciou um suposto cartel com a empresa de estacionamento Safety Park para a demora no atendimento. “Para a empresa lucrar mais com os valores absurdos para uso do estacionamento hospitalar”, acrescentou. O veterinário pagou R$ 35 por três horas usando a vaga.
Procurada, a Unimed Leste Fluminense, divulgou a seguinte nota:
“A Unimed Leste Fluminense esclarece que, no dia 25 de março, o nosso paciente foi devidamente acolhido, atendido e liberado pela equipe médica do Hospital Itaipu, após a avaliação clínica e a realização de exames complementares, assim como acontece com todos os nossos clientes e mantendo o cuidado sempre como prioridade. Com isso, lamentamos pelo desconforto relatado e estamos, continuamente, reavaliando os nossos processos em busca da melhor experiência possível ao nosso cliente.
Vale esclarecer que, no dia 25 de março, estavam atendendo, no plantão diurno do hospital, três pediatras e quatro clínicos, conforme o habitual. Durante o plantão, há também um chefe de equipe que representa a direção hospitalar, por 24 horas na unidade.
É importante explicar ainda que, o Hospital Itaipu trabalha com a classificação de risco de Manchester em sua emergência. Assim, a classificação vermelha identifica a necessidade de atendimento imediato, a amarela em até 30 minutos e a verde para pacientes que podem esperar sem riscos. Já os pacientes classificados como verde, tendo necessidades especiais, passam a ser prioridade, nesta classificação.
Pensando no melhor conforto dos nossos pacientes, a unidade disponibiliza estacionamento, que é administrado por uma empresa terceirizada, no entanto, há outras opções próximas ao hospital.
A Unimed Leste Fluminense ressalta que conta com sete unidades de atendimento, 100 mil clientes e 1,2 mil médicos, em São Gonçalo, Niterói, Itaboraí, Maricá, Rio Bonito, Tanguá e Silva Jardim para garantir a atenção aos seus clientes.”