A revitalização do PAM Coelho, em São Gonçalo, está quase pronta. A segunda etapa da obra do espaço, que já fazia parte da unidade, está nos ajustes finais, como retoque de pintura, instalação de luminárias, portais e ares-condicionados. A nova recepção será finalizada e haverá a integração entre as duas partes. A previsão é que a obra seja finalizada o quanto antes para o novo local ser entregue à população em maio.
O antigo prédio foi todo revitalizado obedecendo as normas e protocolos de instalação e acessibilidade do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A unidade vai contar com ambientes humanizados, climatizados e com acessibilidade: banheiros adaptados com campainhas de alerta, rampas, piso tátil e barras.
Toda a unidade recebeu pisos novos e terá pintura com a padronização das unidades de saúde. Os ambientes do antigo PAM Coelho também foram remodelados para melhor atender a população e funcionários – que vão ganhar uma área restrita com salas para a diretoria, administração, regulação e refeitório.
Com as mudanças, os consultórios foram ampliados e modernizados. Quando estiver completamente pronta, a unidade passará a ter consultórios multifuncionais, odontológico, ginecológico e cinco de psiquiatria, salas de vacina, ultrassonografia, esterilização, fisioterapia, farmácia, almoxarifado, coleta de exames laboratoriais, descontaminação, duas recepções, sanitários adaptados, administração, refeitório e fraldário.
Quando toda a revitalização for finalizada – a área ampliada vai atender aos pacientes da saúde mental com consultórios e as áreas de atividade externa e de atividade coletiva coberta. O espaço do atendimento psiquiátrico foi todo construído baseado na Política Nacional de Humanização (PNH). A obra inicial de ampliação foi realizada em uma parte externa que era aberta e sem utilidade.
“Apesar de toda obra, mudança e revitalização, os atendimentos não foram paralisados para não atrapalhar o acompanhamento dos pacientes. A primeira parte da obra foi a construção da nova área ampliada, que não existia, e que vai atender à saúde mental. Quando ela foi finalizada, passamos os atendimentos para lá e começamos a revitalização do antigo prédio, que está prestes a ser entregue”, explicou o subsecretário de Saúde Especializada, Vinícius Quintam.
