Os prefeitos do Rio, Eduardo Paes, e Axel Grael, de Niterói, participaram na quinta-feira (12) da cerimônia de entrega da Carta de Apoio do Governo do Estado à candidatura conjunta de Rio e Niterói aos Jogos Pan-Americanos 2031, no Museu de Arte Contemporânea (MAC), na Boa Viagem, em Niterói, aproveitando a bela vista do Rio.
Ao lado do governador Cláudio Castro, do prefeito de Niterói, Axel Grael, e do seu futuro sucessor, o prefeito eleito, Rodrigo Neves, Paes afirmou que o Rio tem “bagagem suficiente” para receber os Jogos, pois sediou os maiores eventos esportivos do Planeta nas primeiras décadas deste século e tem a infraestrutura pronta para realizar. E destacou o apoio do Governo do Estado nessa campanha:
– Estes grandes eventos nos dão a oportunidade de estabelecer projetos em comum, pautas que nos unam, independentemente de momentos eleitorais, políticos ou de quem é o governante – afirmou. E deu como exemplo a possibilidade de concluir a Linha 3 do Metrô, que prevê a ligação entre Rio e Niterói, “seria um legado incomparável para a cidade e para a vida dos cidadãos”.
A solenidade foi realizada no auditório do Museu de Arte Contemporânea (MAC). O apoio do Governo do Estado acontece pouco mais de uma semana após o anúncio oficial, ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), da intenção das duas cidades de receber os Jogos, numa candidatura conjunta.
Otimista, Cláudio Castro lembrou que diversos eventos esportivos já voltaram a ser realizados no Rio, como Copa Davis de Tênis, Stock Car e Pré-olímpico de vôlei. E disse acreditar na escolha das cidades para receber os Jogos de 2031, destacando a união entre Rio e Niterói:
– Isso é uma grande prova de que o Rio de Janeiro está de volta. Demonstra maturidade política e um novo tempo no Estado.
Cada país pode apresentar somente uma candidatura e, além de Rio/Niterói, São Paulo já oficializou sua postulação para organizar o evento. O COB tem até o dia 31 de janeiro de 2025 para apresentar a candidatura brasileira à Panan Sports, entidade continental responsável pelos Jogos Pan-Americanos.
A escolha da sede ocorrerá em agosto do próximo ano, na Assembleia Geral da Panam Sports, durante a realização do Pan Júnior, em Assunção, no Paraguai.
Axel Grael lembra a tradição esportiva de Niterói, com medalhas olímpicas na Vela, e também aposta na união entre as duas cidades para conquistar o direito de sediar os Jogos.
– Niterói é uma cidade com grandes atletas e tem condições de oferecer, juntamente com o Rio, uma grande infraestrutura para receber os Jogos Pan-Americanos – afirmou.
A aliança com o Rio, segundo Rodrigo Neves, foi a forma encontrada para levar os Jogos também para Niterói:
– Niterói sozinha não tem a força para ganhar uma disputa como essa. E o Rio já tem 80% das instalações prontas. É uma cidade preparada para receber o Pan-Americanos de 2031.
No início deste mês, Eduardo Paes e Rodrigo Neves entregaram ao presidente do COB, Paulo Wanderley, uma carta oficializando o pedido. Na ocasião, Paes ressaltou que a candidatura conjunta consolida a vocação e o protagonismo do Rio, ao lado de Niterói, de cumprir com o papel de receber grandes eventos, deixando um legado importante para as cidades e toda a região metropolitana.
Cada país pode apresentar apenas uma candidatura. No Brasil, além de Rio e Niterói, São Paulo também já oficializou a postulação para organizar o evento continental. Por isso, o Comitê Olímpico do Brasil tem até o fim de janeiro para determinar a candidatura brasileira vencedora.
Caso a capital fluminense e a cidade sorriso sejam escolhidas, será a segunda vez que o Jogos Pan-Americanos serão realizados no estado, já que a capital recebeu o evento na edição de 2007.