440 vagas de cursos técnicos serão ofertados pelo campus do Instituto Federal Fluminense (IFF) em Maricá já a partir do segundo semestre de 2023; trata-se do Formatec – Maricá + Técnico, um programa fruto de uma parceria entre o IFF e o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). Capacitações que serão realizadas no contraturno escolar e a noite e terão início em agosto.
Serão cursos técnicos de Edificações (80 vagas), Meio Ambiente (80 vagas), Informática para Internet (80 vagas), Logística (80 vagas), Guia de Turismo (80 vagas) e Produção Audiovisual (40 vagas). De acordo com Carlos Senna, presidente do ICTIM, já há interlocução com o Sistema Nacional de Emprego (SINE) e com empresas locais para absorção da não de obra formada.
“A Prefeitura está apostando firme na formação e qualificação dos nossos jovens e adultos. Nossa maior estratégia de permanência dos alunos no curso é apresentar possibilidades de empregabilidade em Maricá. Para isso, já estamos construindo diálogos com o Sistema Nacional de Emprego (Sine) no município e mapeando empresas locais para garantir essa parceria, destacou o presidente do ICTIM, Carlos Senna.
Ao todo, serão 1.760 vagas ofertas ao longo de dois anos. “Esse projeto dá musculatura e robustece o projeto de educação profissional e tecnológica do IFF aqui em Maricá. É uma parceria ‘público público’. Esse encontro de valores e compromissos futuros foi a liga para que a gente pudesse ampliar a atuação de cursos do nosso instituto”, disse o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo.
“É fundamental essa parceria com o IFF, que tem sido um grande parceiro do desenvolvimento educacional de Maricá. A gente está alavancando seis novos cursos, mais de 1.700 vagas que dialogam com várias áreas. Ou seja: é o mundo técnico-profissional sendo valorizado por meio dessa parceria entre a prefeitura e o IFF”, concluiu o prefeito Fabiano Horta.
O edital com as regras do processo seletivo para ingresso dos alunos será divulgado pelo IFF em julho. As aulas terão início no mês seguinte.