A Prefeitura de Maricá, em parceria com a Defensoria Pública, realizou no sábado (30) mais uma edição do “Escritório Social em Movimento”, desta vez no Bairro da Amizade. A ação, organizada pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e Inclusão em conjunto com a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, ofereceu serviços gratuitos de cidadania e acessibilidade à população local.
De acordo com a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Inclusão, foram realizados cerca de 100 atendimentos ao longo do dia – 75 pela equipe da pasta e outros 40 pela Defensoria. Entre os serviços mais procurados estiveram orientações sobre divórcio, registros para vagas de emprego, emissão de RG e de Certidão de Nascimento.
Além disso, os moradores tiveram acesso a orientação jurídica, emissão de documentos, acolhimento a egressos do sistema prisional e familiares, além de atendimento multidisciplinar voltado para pessoas com deficiência. Equipes da Secretaria de Juventude e Participação Popular também deram suporte durante a iniciativa.
A secretária de Pessoa com Deficiência e Inclusão, Tatiana Castor, destacou a proposta do projeto, que é itinerante e busca atender comunidades mais remotas ou populosas.
“Acessibilidade, cidadania e direitos andam juntos, lado a lado, para atender a nossa população”, afirmou.
A secretária de Juventude e Participação Popular, Andressa, também elogiou a ação conjunta entre diferentes pastas.
“Esse tem que ser o trabalho do poder público: garantir acesso a quem mais precisa. É importante contar com outras secretarias, como a Pessoa com Deficiência e Inclusão, nessa ação”, ressaltou.
Para os moradores, a iniciativa foi bem recebida. A presidente da Associação de Moradores do Bairro da Amizade, Pattrycya Cabral, celebrou a chegada do projeto à comunidade.
“Está sendo feito um trabalho lindo aqui dentro da comunidade. Só podemos agradecer ao poder público”, concluiu.
