spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #73

spot_img
spot_imgspot_img

Parque Floresta do Baldeador, na Zona Norte, terá trilhas para visitação

spot_imgspot_img

Mais lidas

O primeiro parque da zona norte de Niterói vai ganhar trilhas. É o Parque Floresta do Baldeador, no bairro de mesmo nome. Na última segunda-feira, ele foi visitado pelo prefeito Axel Grael e uma equipe da prefeitura. Ele foi inaugurado no último dia 13 de maio. Ele fica na Estrada Bento Pestana, 947.

Segundo Grael, o espaço terá trilhas e será administrado pela prefeitura.

“ Essa é uma unidade de conservação que criamos e a primeira área protegida da Região Norte da cidade. Uma área com grande potencial turístico. Fomos conhecer uma das trilhas que, uma vez bem preparada, será bastante atraente para as pessoas da região que vierem visitar”, explicou Axel Grael.

O parque está sendo elaborado a partir das características do terreno, com brinquedos construídos com elementos naturais que incentivam crianças a partir dos 3 anos a brincarem ao ar livre, além da convivência e o vínculo com a natureza. A instalação é feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMARHS) e por outros órgãos da administração municipal. A implantação do parque integra o conjunto de ações voltadas para a primeira infância, desenvolvidas na cidade desde 2020.

O secretário da pasta, Rafael Robertson, contou que esse é um importante equipamento para a região.

“Esse é um importante equipamento da cidade para promover educação ambiental e dar a sensação de pertencimento à população local. O parque conta com uma área de lazer e agrega todos os aspectos de sustentabilidade”, afirmou o secretário.

O parque foi criado em 2021, pela prefeitura, com o objetivo de proteger e conservar a qualidade ambiental e os atributos naturais do local. A área total é de 70 hectares. A área abrange as terras, as florestas, a fauna, os ecossistemas terrestres e aquáticos e as belezas naturais.

O novo espaço tem objetivos como manter populações de animais e plantas nativas, contribuindo para a preservação da biodiversidade de Niterói e do estado do Rio de Janeiro; proteger ecossistemas com grande potencial para oferecer oportunidades de visitação, aprendizagem, educação, pesquisa e recreação; além de incentivar o desenvolvimento do turismo ecológico em Niterói.

Outro benefício trazido pela preservação do parque é assegurar a integridade das florestas e demais formas de vegetação de forma permanente, onde não é possível remover os remanescentes da Mata Atlântica. A integração do espaço vai propiciar uma área de lazer para a comunidade, com promoção de atividades recreativas, turísticas, culturais e científicas, de forma conciliada com a preservação dos ecossistemas naturais.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img