O dia 20 de novembro será, pela primeira vez na história, um feriado nacional. É neste dia – que em 2024 será na próxima quarta-feira, que se celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
A data, instituída pela Lei Nº 12.519 de 10 de novembro de 2011 e que já era feriado em alguns estado do Brasil, é uma homenagem à memória de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes da resistência negra contra a escravidão no Brasil e símbolo da luta pela liberdade. Além disso, este é um dia para refletirmos sobre a importância do combate ao racismo e promoção da igualdade racial.
Zumbi dos Palmares nasceu em 1655 na Capitania de Pernambuco, na região que hoje é o município de União dos Palmares, em Alagoas. Ele foi líder do Quilombo dos Palmares, o maior e mais duradouro quilombo do Brasil, de 1678 a 1695.
Liderou a resistência dos palmaristas contra as expedições dos portugueses e foi morto em uma emboscada no dia 20 de novembro de 1695, após ter seu esconderijo denunciado por um de seus capitães, Antônio Soares.
Sua cabeça foi cortada, salgada e levada para Recife, onde foi exposta em praça pública.
Zumbi dos Palmares é considerado um dos grandes líderes da história brasileira e um símbolo da luta contra a escravidão.
Programação RJ
21 a 24 de novembro| Quinta a domingo
- EVENTO:Novembro Negro Rio 2024
- ATRAÇÕES: Palestras, Rodas de Conversa e Oficinas.
- LOCAL: Docas Pedro II, André Rebouças
- End.: Av. Barão de Tefé, 75, Rio de Janeiro
- CONTATO: Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (CPIR), Prefeitura do Rio de Janeiro.
21 a 24 de novembro| Quinta a domingo
- EVENTO: Arqueologia na Pequena África
- ATRAÇÕES: Exposição de parte do acervo arqueológico relacionado ao Cais do Valongo e vinculado ao Patrimônio da Humanidade. Instituto Rio Patrimônio da Humanidade / IRPH, Prefeitura do Rio de Janeiro.
- LOCAL: Docas Pedro II – André Rebouças – Av. Barão de Tefé, 75, Rio de Janeiro.
Outras datas de novembro
Para além do Dia da Consciência Negra, a semana tem outras celebrações importantes. No dia 19, são comemorados o Dia da Bandeira (que celebra a instituição da bandeira nacional republicana em 1889, após a Proclamação da República) e o Dia Nacional do Cordelista. A data é uma homenagem ao nascimento de uma dos maiores nomes poetas da literatura de cordel: Leandro Gomes de Barros.