Pesquisadores do Jardim Botânico descobriram uma nova árvore frutífera, parente da jabuticabeira, no interior do Monumento Natural Municipal da Pedra de Itaocaia (MONA), em Maricá. O resultado da pesquisa foi divulgado na revista científica Brittonia, publicação do Jardim Botânico de Nova York.
O MONA é uma unidade de conservação municipal e tem atraído cientistas de várias partes do mundo pela riqueza de espécies nativas da Mata Atlântica.
O estudo conduzido por Thiago Fernandes e João Marcelo Braga aponta que a Siphoneugena carolynae é a décima terceira espécie do gênero conhecida até hoje e possui apenas um único exemplar, uma árvore localizada em unidade de conservação com sete metros de altura.
“Essa nova descoberta é um passo adiante para o conhecimento pleno da flora da Mata Atlântica, que ainda abriga muitas espécies desconhecidas para a ciência. Além disso, demonstra a importância das áreas protegidas para a conservação dessa e de outras espécies raras e com distribuição restrita. Disse”, explicou Thiago.