A Associação Pestalozzi de Niterói, localizada na Estrada Caetano Monteiro, 857, no bairro Badu, em Pendotiba, ficou sem fornecimento de energia elétrica desde as 15h do último domingo, 11 de maio. Em razão do problema, todos os atendimentos estão temporariamente suspensos nesta segunda-feira (12), afetando diretamente centenas de pessoas com deficiência assistidas pela instituição — uma das maiores do Estado do Rio de Janeiro na área de reabilitação.
As aulas do turno da manhã do Centro Experimental Helena Antipoff, voltadas à educação de alunos com deficiência intelectual e múltipla, também foram suspensas. Além disso, a produção de órteses e próteses, que atende pacientes de mais de 60 municípios do estado, foi interrompida. Cerca de 250 atendimentos terapêuticos precisaram ser cancelados nesta segunda-feira.
A Pestalozzi de Niterói já registrou quatro chamados de emergência junto à concessionária responsável pelo serviço de energia.
O superintendente da instituição, Juarez Mothe, alerta para a gravidade da situação:
“Somos uma instituição que lida diretamente com pessoas com deficiência, muitas delas em situação de vulnerabilidade. Precisamos de um atendimento mais ágil e de um canal de comunicação eficaz com a prestadora de serviço para garantir o funcionamento de atividades essenciais que não podem esperar”, destacou.
Segundo a Enel Distribuidora Rio, uma equipe foi acionada pela manhã e o fornecimento de energia foi normalizado na localidade às 11h20.