Cerca de cinco mil pessoas serão contratadas, até 2019, para atuar direta ou indiretamente na Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN), que será instalada em Itaboraí. A Petrobras comunicou na tarde da última segunda-feira (02/04), que a autorização de serviços deve acontecer até o fim desta semana, e em seguida, as empresas já poderão começar as contratações.
Conforme planejamento, as contratações iniciais serão focadas em recrutar engenheiros, de diversas especializações. Contudo, também serão abertas algumas vagas para serventes e encarregados, para atuarem na construção dos canteiros de obras.
A retomada das obras vai acontecer através da união da Petrobras e da Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada pela empresa chinesa Shandong Kerui Petroleum e pela brasileira Método Potencial, que assinaram na última quarta-feira, contrato no valor de aproximadamente R$ 1,95 bilhão para a construção da UPNG.
A unidade integra o projeto Rota 3, destinado ao escoamento da produção de gás natural de campos do pré-sal da Bacia de Santos. Segundo a estatal, a unidade de processamento de gás será a maior do país, com capacidade de processamento de até 21 milhões de m³ por dia.
Durante entrevista, o gerente de implantação do projeto UPGN/Rota 3, Frederico Doher, esclareceu que as contratações ficaram a cargo das empresas, mas que a Petrobras orienta o uso de trabalho local. “A geração de empregos é controlado pela empresa contratada. Teremos várias empresas atuando no local para que o UPGN possa acontecer”.
Questionado se poderia haver alguma facilidade de contratação para ex-funcionários do Complexo Petroquímico, Frederico não titubeou. “Tivemos de 20 a 22 mil trabalhadores qualificados atuando na região. Hoje contabilizamos uma demanda futura de até cinco mil. Temos mão de obra suficiente no local para iniciar o trabalho, mas isso não é controlado por nós. A Petrobras apenas informa as empresas sobre isso”, explicou.
As empresas poderão fazer as contratações por meios próprios, mas são orientadas a buscarem dados em bancos de empregos de Itaboraí.