spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #81

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

PF e CGU deflagram operação contra fraudes em contratos no Hospital Federal de Bonsucesso

Mais lidas

Nesta terça-feira (1º/07), a Polícia Federal (PF), em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Federal (GAECO/MPF) e a Receita Federal, deflagrou a Operação H. PYLORI para apurar suspeitas de fraudes em licitações, corrupção e desvio de recursos públicos no Hospital Federal de Bonsucesso, na cidade do Rio de Janeiro.

Segundo as investigações, contratos firmados em 2020, totalizando R$ 1,3 milhão, foram direcionados de forma fraudulenta para aquisição de medicamentos e insumos hospitalares, como luvas cirúrgicas, sob a justificativa de dispensa indevida de licitação. Há indícios de que servidores públicos facilitaram os procedimentos irregulares em troca de vantagens financeiras.

A CGU confirmou irregularidades como simulação de processos administrativos, favorecimento de empresas e montagem de documentos para legitimar as contratações.

Medidas e Locais
A Justiça Federal autorizou o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de: Rio de Janeiro (capital), Duque de Caxias, Teresópolis, Petrópolis.

Participam da operação cerca de 50 policiais federais, 8 auditores da CGU, 4 integrantes do GAECO/MPF e 4 servidores da Receita Federal.

Crimes Investigados
Os envolvidos poderão responder por: Fraude à licitação, Peculato, Corrupção ativa e passiva, Lavagem de dinheiro, Falsidade ideológica, Desvio de recursos públicos.

Impacto Social
Em nota, os órgãos alertaram que, além do prejuízo aos cofres públicos, as fraudes afetam diretamente a qualidade do atendimento à população em momentos críticos, como durante a pandemia da Covid-19, agravando a situação de pessoas em vulnerabilidade social. As irregularidades também comprometem a confiança da sociedade nas instituições públicas.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img