Welington Conceição da Silva, de 31 anos, foi agredido após ser confundido na madrugada do último sábado (07) com um ladrão por seguranças e pelo dono de um bar no bairro da Mangueira, em São Gonçalo.
O homem – que é negro – sofreu agressões físicas e teve sua imagem exposta em um vídeo divulgado nas redes sociais do dono do estabelecimento. Welington disse que tinha saído para beber com os amigos em uma casa de shows no bairro e acabou sendo abordado por dois funcionários do bar.
O rapaz possui diversas marcas pelo corpo da agressão. Um olho roxo, lesão no maxilar e cicatrizes mostram o quão violento foi a abordagem dos seguranças do local.
“Me abordaram e me acusaram de roubo. Me levaram para uma rua. Lá eu fui agredido com chutes e pontapés. Como eles pegam uma pessoa e fazem isso? É errado”, disse o pintor à TV Globo.
O caso foi registrado na 73°DP – Neves, em São Gonçalo. O delegado informou que o dono do estabelecimento já foi intimado à prestar depoimento e deve comparecer a delegacia nos próximos dias.
Vale lembrar que, nesta quarta (11), o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou que injúria racial se equipara ao crime de racismo, não havendo diferença na punição. Esse caso pode se enquadrar na lei. Com isso, o dono do estabelecimento pode responder por racismo e pegar até 2 a 5 anos de prisão.
*estagiário sob supervisão de Raquel Morais