O Deputado Estadual Psolista, Flávio Serafini, realizou na manhã desta terça-feira (11), uma vistoria no Estádio Caio Martins, em Icaraí, na Zona Sul de Niterói. Entre os temas discutidos, a volta da piscina foi o destaque.
A vistoria contou com a participação de representantes estaduais, vereadores e dependentes do estádio. Flávio, durante visita de vistoria, destacou a necessidade do retorno imediato das atividades esportivas, serviço que atendia cerca de 2 mil pessoas, beneficiando a saúde da população, mas que foram interrompidas em dezembro do ano passado.
Diversos espaços do estádio passaram por vistorias, e era possível ver o abandono do estádio. Infiltrações, salas destruídas e mofadas, ferrugem e cadeiras antigas eram visíveis. De todos os problemas, apenas a piscina apresentava uma boa conservação.
A Ana Lúcia Ornelas tem 69 anos e é moradora de Icaraí. A mesma desenvolveu diversos problemas por conta da pandemia e disse que aguarda ansiosamente a volta da piscina.
“Estou na piscina há mais de 20 anos. Durante a pandemia, perdi a força muscular, tive depressão e diversos outros problemas. Quando voltei para cá (piscina), os professores não me reconheceram. Fiquei com 40kg, irreconhecível. A piscina desse estádio me ajuda muito, e ela parada atrapalha a vida de muita gente que depende dessas água”, disse.
A volta da piscina para atividades foi confirmada pelo presidente da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (SUDERJ), Jaderson Aleixo, e do Gerente da EMOP, Luiz Borges, que estiveram presentes na vistoria.
“Nós fizemos melhorias na piscina do Caio Martins. Reformamos o piso, os vestuários, os banheiros e a manutenção da piscina também foi feita. Ainda há coisa a fazer, e queremos, inclusive, construir um banco de concreto na parede na parte detrás da piscina, para colocarem seus pertences enquanto rolam as atividades”, disse Luiz Borges.
O mesmo disse que ainda há muita coisa a ser feita, e que os serviços são realizados gradativamente, de acordo com a verba e liberação.
“Ainda há infiltrações nos espaços, e iremos realizar essa manutenção. Iremos impermeabilizar o teto da arquibancada, os tetos dos espaços do estádio próximo a piscina, para de fato abrir para a população e recepcioná-los”, completou.
O Jaderson Aleixo, disse que, após a contratação dos funcionários, as atividades voltariam na piscina.
“O objetivo agora é a contratação dos funcionários, e consequentemente abriremos a piscina. Teremos que ter um prazo de no mínimo 20 dias para realizar tudo isso, e após a contratação para manutenção, professores, nós começaremos as atividades”, disse Jaderson.
É possível ver que as árvores estão sendo podadas e que plantas também estão começando a receber o tratamento adequado. Agora, a espera da população é que o Governo do Estado honre com o compromisso de reformar o estádio, e principalmente, devolve-lo por completo ao povo.
*Estagiário sob supervisão de Lucas Nunes*