Niterói, na Região Metropolitana do Rio, é destaque no Fórum Mundial de Desenvolvimento Local que acontece até o dia 4 de abril em Sevilha, na Espanha, por seus investimentos de R$ 1,5 bilhão em contenção de encostas, drenagem e estruturação da Defesa Civil. O evento reúne líderes municipais de mais de 150 países dialogaram sobre os desafios do desenvolvimento sustentável das cidades.
O prefeito Rodrigo Neves participou do evento nesta quarta-feira (02), representando a cidade e também a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e a rede MercoCidades – Associação de Municípios da América do Sul, onde ressaltou a importância da integração entre governos e população no planejamento e execução de ações para as mais de 3 mil pessoas que participam do fórum.
“Desde que assumi meu primeiro mandato, em 2013, priorizamos um planejamento estratégico para enfrentar os desafios das mudanças climáticas. Aportamos recursos em centenas de obras de contenção nos morros e na estruturação da Defesa Civil Municipal. Mas, não teríamos os resultados alcançados não fosse a participação da população em todas as etapas. Temos hoje, por exemplo, milhares de cidadãos voluntários treinados para atuar nas comunidades nos casos de necessidade, são os NUDEC’s (Núcleos Comunitários de Defesa Civil)”, disse Neves durante o painel Políticas e Alianças Territoriais para o Desenvolvimento Econômico Local Frente às Mudanças Climáticas.
Rodrigo Neves também defendeu que o acordo entre o Mercosul e a União Europeia assinado em dezembro/24 será fundamental, também, para avanços entre as cidades dos dois blocos para a transição digital, demográfica e verde.
“Não tenho dúvidas de que essa aproximação intensificará o diálogo, os investimentos e a troca de experiências, tão fundamentais para o combate aos efeitos das mudanças climáticas. Precisamos defender, sobretudo, aqueles que mais precisam, com políticas públicas inclusivas e democráticas”, reforçou o prefeito.
Através de uma publicação sobre o evento em suas redes sociais, Rodrigo Neves declarou que aproveitou a oportunidade para convidar Jan van Zanen, prefeito de Haia (Holanda) e presidente da CGLU (Cidades e Governos Locais Unidos – Associação Mundial de Prefeitos), além de outras autoridades municipais do Uruguai, Marrocos para a 30ª Cúpula da Rede de Cidades Latino-Americanas, que acontecerá em Niterói, em dezembro deste ano. E que com isso, Niterói reforça sua conexão com cidades inovadoras do mundo e busca atrair novos investimentos públicos e privados para a qualidade de vida de todos os niteroienses.