A Secretaria de Cultura e das Utopias de Maricá, deu início, nesta segunda-feira (27), à pré-programação do Festival Rio de Versos com o projeto “Poesia nas Escolas”, realizado na Escola Municipal Indígena Guarani Para Poty Nhe’ê Já, localizada na Aldeia Mata Verde Bonita, em São José do Imbassaí.
A ação reuniu alunos do ensino fundamental em um encontro que uniu poesia, música e tradição indígena, promovendo uma imersão cultural e artística que antecipa o clima do festival internacional de poesia, que acontece neste fim de semana.
Durante a manhã, o cantor e compositor Ronaldo Valentim apresentou poesias musicadas em uma roda interativa com as crianças do Ensino Fundamental I. À tarde, o pajé, poeta e professor Ricardo Felippe Ybyraiara Ajuricaba Tupinambá conduziu uma oficina poética sobre música, literatura e identidade indígena com os estudantes do 6º e 7º ano.
Para Ronaldo Valentim, o encontro foi uma celebração da arte e da diversidade cultural.
“É uma alegria participar desse movimento da poesia na nossa cidade, especialmente aqui na aldeia, que por si só já é poesia”, disse o artista.
Já Ricardo Tupinambá ressaltou o valor da troca entre culturas.
“É uma oportunidade de trazer a arte e promover um intercâmbio cultural. Trocamos experiências entre a cultura Tupinambá e a Guarani, reafirmando nossa presença e identidade nesse território que é nosso”, destacou.
Festival Rio de Versos
O Festival Rio de Versos será realizado entre 30 de outubro e 2 de novembro, com programação gratuita em três palcos de Maricá — na Praça Orlando de Barros Pimentel e no Cine Henfil. O evento reunirá poetas do Brasil e de mais de 40 países, em mesas de debate, apresentações artísticas, sessões de cinema e recitais.
As principais atividades terão transmissão ao vivo, permitindo que o público de todo o país acompanhe a programação.




















