A Polícia Federal (PF) realiza nesta terça-feira (25) uma mega operação no combate à fraudes previdenciárias no Rio, cumprindo 19 mandatos de prisão preventiva contra acusados de fraudar a Previdência Social.
A operação com nome de Metamorfose, tem 18 mandatos de busca e apreensão, e estão sendo cumpridas em Nova Iguaçu, Niterói, Nilópolis e na capital fluminense.
De acordo com a Polícia Federal, os alvos integram uma organização criminosa que já resultou em um rombo de R$8 milhões aos cofres públicos. As diligências foram autorizadas pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.
Ainda segundo a PF, o esquema garantia a obtenção de benefícios previdenciários em nome de pessoas fictícias ou falecidas, em especial, pensão por morte e benefício de prestação continuada ao idoso hipossuficiente.
Documentos Falsos
A investigação da PF mostrou que eram usados documentos falsificados para registrar beneficiários fantasmas e também reativar o benefício à pessoas falecidas, tudo isso com ajuda de falsos procuradores.
Os procuradores, os quais ocultavam sua própria identidade com documentos também forjados, também abriam contas em agências bancárias, faziam saques de valores e emitiam cartões magnéticos para saques futuros.