Nesta terça-feira (01) o Grupamento de Polícia Ambiental Expediente (GPA)flagrou diversos pássaros nativos silvestres mantidos em cativeiro em São Gonçalo. Os agentes chegaram ao local após notificação de denúncia de maus tratos contra animais.
Durante as buscas foram encontrados 10 pássaros, sendo um Trinca Ferro, três Tiziu, dois Canários, três Coleiros e um Sanhaço.
Os pássaros foram recolhidos e encaminhadas para Instituto Estadual do Ambiente (INEA)no município de Cachoeira de Macacu, onde passarão por análise para posterior soltura em seu habitat natural.
Esse tipo de atividade caracteriza crime ambiental e deve ser denunciado para que os autores sejam responsabilizados pela prática que desenvolve sem a devida autorização do órgão ambiental competente.
Denúncias de crimes relacionados ao meio ambiente podem ser realizadas através da Linha Verde do Disque Denúncia. Os canais são os telefones 2253-1177 e 0300 253-1177. Quem preferir pode usar, ainda, o aplicativo “Disque Denúncia RJ”, disponível para Android e iOS.