A Polícia Militar deu início à Operação Verão, com patrulhamento reforçado em toda a orla, rodovias de acesso e vias expressas. O objetivo é garantir a segurança de moradores e turistas nas áreas com maior fluxo de pessoas.
Segurança Reforçada Aprovada por Turistas
A presença policial já faz a diferença. No Arpoador, a intensificação do patrulhamento foi notada. Antônio Artur, turista de 28 anos de Tocantins, sentiu-se seguro para usar o celular na praia. “Já estive no Rio outras vezes e me senti bastante seguro”, relata.
Seu sogro, Antônio Dias, de 64 anos, também de Tocantins, afirma: “Ver a presença da polícia é importante. A gente se sente mais seguro, já pensa em voltar e em indicar para os amigos.” Ivonete Araújo Santos, de 54 anos e moradora de São Paulo, se surpreendeu: “A gente escuta falar da violência do Rio, mas aqui me senti bem segura, pois vi policiais em cada esquina.”
Tecnologia e Unidades Especializadas em Ação
A Operação Verão conta com inovações para aumentar a segurança. Houve a ampliação de câmeras integradas ao sistema 190 Integrado e o uso de drones com reconhecimento facial.
O patrulhamento na capital está mais concentrado entre o Leme e o Pontal, com a participação de unidades especializadas como o Regimento de Polícia Montada (RPMont) e o Batalhão de Ações com Cães (BAC). Além disso, as principais vias de acesso têm o reforço de equipes do RECOM, BPVE e BTM.
A edição deste ano também prioriza o cuidado com os mais jovens, com equipes multidisciplinares e um protocolo específico para abordagem a crianças e adolescentes. O protocolo é o resultado de uma colaboração entre diversas instituições de segurança, órgãos públicos e a sociedade civil.
