Policiais civis da 79ª DP, na noite de sexta-feira, com apoio de Policiais Militares do 3ºBPM, após informações recebidas pelo setor de inteligência e cruzamento de dados, localizaram e prenderam no Bairro Inhaúma, Rio de Janeiro, Monique Menezes Fernandes. Contra ela havia um mandado de prisão em aberto, oriundo de procedimento investigado da Delegacia de Repressão as Ações Criminosas Organizadas (DRACO).
De acordo com a polícia, Monique é apontada como síndica do condomínio minha casa minha vida no complexo do Caramujo, com envolvimento no tráfico de drogas e roubo da região. Monique é filha filha de Alcindo Luiz Fernandes, vulgo “DA CABRITA”, preso em presídio federal, chefe do tráfico do complexo do Caramujo, homem forte na hierarquia do Comando Vermelho. Ela também disse aos policiais ser mulher do traficante Rodrigo da Silva Rodrigues, vulgo “TINENEM”, frente do tráfico do Caramujo, também preso.
Após tomar ciência do mandado de prisão e a captura de Tineném, Monique passou a ser esconder na Nova Brasília, Complexo de Favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio.