Policiais militares do 12º BPM (Niterói), com apoio de informações do Disque Denúncia (2253-1177), realizaram na manhã de sexta-feira (5) uma operação na Comunidade da Galinha, em Pendotiba, que resultou na recaptura de um criminoso foragido da Justiça, na apreensão de armas e rádios transmissores, além da retirada de 800 quilos de barricadas que obstruíam a passagem de moradores.

Durante a ação, as equipes do GAT C foram recebidas a tiros por traficantes. No confronto, dois suspeitos foram detidos:
- Guilherme Luiz Maciel Silva, 24 anos, integrante do Comando Vermelho (CV), evadido do sistema prisional desde outubro de 2023. Ele foi baleado na perna, socorrido ao Hospital Azevedo Lima e segue internado sob custódia.
- Um menor de 17 anos, identificado pelas iniciais J.P.R.D.
Com eles, os policiais apreenderam:
- 1 pistola Imbel MD1, calibre .380, com 4 munições;
- 1 pistola F.N. Browning, calibre 9mm, com 14 munições;
- 4 rádios transmissores.

Além das prisões, cerca de 800 quilos de barras de ferro, pedras e concreto usados como barricadas foram retirados, restabelecendo a circulação de moradores na região.
Na delegacia, os dois foram autuados por porte ilegal de arma de fogo, tentativa de homicídio e resistência à prisão. Contra Guilherme, havia ainda um mandado de recaptura expedido pela Vara de Execuções Penais (VEP). Ele cumpria pena de 8 anos por tráfico de drogas e não retornou ao sistema prisional após ser liberado em setembro de 2023 para visita periódica ao lar (VPL).