A guerra pelo tráfico na região do Jardim Catarina transformou o maior bairro da América Latina em um verdadeiro deserto. Desde o início da noite de quinta-feira, depois que através das redes sociais foi anunciado que o traficante Thomaz Jhayson Vieira Gomes, o “2N”, líder do tráfico no Complexo do Salgueiro havia executado seu aliado Schumaker Antonácio do Rosário, liderança do tráfico nos bairros do Jardim Catarina e Trindade, informações sobre toque de recolher e guerras estão tirando o sono dos moradores.
Versões divulgadas e sem confirmações oficiais da polícia apontam que 2N e Schumaker teriam se encontrado para uma “reunião”. Durante a conversa, 2N teria anunciado que diante das pressões do chefão do CV, Antônio Hilário Ferreira, o Rabicó, atualmente preso no presídio federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, teria dado ordem para que ele fosse morto.
Mesmo com todas as supostas informações da execução, a Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSGI) informou através de nota que mesmo não havendo comunicação formal, ou encontro de cadáver efetuou um registro de ocorrência com base em um Disque-Denúncia e informes de canais de inteligência para apurar o fato. Todas as informações relativas ao ocorrido estão sendo checadas. Equipes da unidade estão neste momento em diligência.
A Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que policiais do setor de inteligência do 7ºBPM (São Gonçalo), na noite de quinta-feira (25/04), verificaram que estava circulando nas redes sociais informações sobre a morte de dois criminosos no bairro Jardim Catarina. Equipes da Unidade foram enviadas ao local, mas nenhum corpo foi localizado, até o momento. Na manhã desta sexta-feira (26/04), o policiamento segue reforçado na região.
Procurados – O Portal dos Procurados divulga cartaz com aumento da recompensa pelo Thomaz Jhayson Vieira Gomes, o 2N do Salgueiro que é ligado à facção Comando Vermelho e chefia o tráfico de drogas no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, para R$ 20 mil. Anteriormente a recompensa era de R$ 10 mil reais.
Ônibus – Pelo menos 18 linhas de ônibus, que atendem os bairros de Jardim Catarina, Salgueiro, Palmeiras e Boaçu, em São Gonçalo, tiveram seu trajeto alterado ou deixaram de circular ao longo desta sexta-feira (26/04), prejudicando milhares de passageiros, incluindo estudantes e pessoas em tratamento médico. Rodoviários não puderam trabalhar, ameaçados pela ação terrorista de grupos armados, que infestam essas localidades.
Aulas “suspensas” – As escolas estaduais, nessa localidade, abriram hoje, mas os alunos não conseguiram chegar. Já a Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo informou que não suspendeu as aulas na Rede Pública Municipal de Ensino. As escolas que fecharem as portas por qualquer impedimento deverão comunicar à Secretaria, através de ofício já informando a data de reposição.
Até o final da manhã, foi recebida a comunicação oficial sobre suspensão de aulas nas seguintes escolas:
- Escola Municipal Padre Cipriano (Trindade)
- Escola Municipal Carlos Drummond (Portão do Rosa)
- Unidade Municipal de Educação Infantil Professor Augusto de Freitas Lessa (Jardim Catarina)
- Unidade Municipal de Ensino Pastor Saulo Luiz (Jardim Catarina)
- Escola Municipal Santa Luzia (Santa Luzia)
- Escola Municipal Anísio Spínola Teixeira (Santa Luzia)
- Colégio Municipal Irene Barbosa Ornellas (Jardim Catarina)
- Escola Municipal Prefeito Nicanor Ferreira Nunes (Jardim Catarina)
- Ciep Brizolão 051 Municipalizado Anita Garibaldi (Jardim Catarina)
- Unidade Municipal de Educação Infantil Manoel de Souza (Jardim Catarina)
- Escola Municipal Professora Aída Vieira de Souza (Jardim Catarina)
- Escola Municipal Oscarina da Costa Teixeira (Jardim Catarina)
- Colégio Municipal Estephânia de Carvalho (Laranjal) – Teve aula, somente, em parte da manhã
- Escola Municipal Valéria de Mattos Fontes (Boaçu) – Suspendeu o sábado letivo, também.