Após confirmação do segundo turno nas eleições para prefeito em Niterói, entre Rodrigo Neves (PDT) e Carlos Jordy (PL), a corrida por alianças políticas já teve largada ainda na noite de domingo (06/10).
Após apuração das urnas alguns políticos se encontraram em São Domingos e comemoraram a vitória. Talíria Petrone (PSOL) que tentou a vaga de prefeita de Niterói mas não conseguiu, manifestou seu apoio agora ao candidato Rodrigo Neves. “Estar ao lado da democracia é derrotar Carlos Jordy”, afirmou durante discurso.
Neves também ganhou apoio de Maricá, já que Quaquá anunciou que irá apoiar o candidato do PDT Rodrigo Neves contra o bolsonarista Carlos Jordy. Quaquá foi eleito com 72,54% dos votos em Maricá.
“Não temos nenhuma dúvida de que nosso voto e nossa campanha será para Rodrigo Neves. Ficou claro que Jordy vai perder, mas o Rodrigo tem que ser mais humilde e trabalhar mais, porque Niterói precisa melhorar muito”.
Bruno Lessa ainda não respondeu a reportagem sobre apoio no segundo turno.
CANDITADOS SE MANIFESTAM
Carlos Jordy agradeceu os votos e disse que continuará levando as propostas e representando o sentimento de mudança.
“Essa não é uma eleição sobre direita ou esquerda, mas sobre um grupo que está há 12 anos no poder, envolvido em vários escândalos, e uma cidade que pede renovação. Uma mãe que leva seu filho a um posto de saúde e não encontra atendimento não está preocupada com a ideologia do prefeito; ela quer um serviço público de qualidade. Essas pessoas não esperam de nós uma guerra ideológica, mas sensibilidade, competência e honestidade para que seja possível devolver a qualidade de vida que fomos perdendo gradativamente”, frisou.
Rodrigo Neves também comentou ter feito uma campanha propositiva, apresentando as realizações de seus dois mandatos e propostas para um novo ciclo em Niterói.
“Na minha vida, como na vida de vocês, nada foi fácil. E a gente tem que entender os desígnios de Deus. Na verdade, às vezes tem uma coisa que acontece, que a gente imagina que não é boa, mas no final das contas, a gente tem certeza que veio para algo melhor. E eu tenho certeza que Deus está preparando e teremos uma grande vitória no dia 27. E vamos trabalhar com amor e dedicação e fazer de Niterói a melhor cidade para viver e ser feliz no Brasil”, ressaltou.
CIENTISTA POLÍTICO ANALISA SEGUNDO TURNO
O cientista político e professor do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (INEST/UFF), Márcio Malta, disse que o já declarado apoio, de forma bastante rápida, da Talíria Petrone, com certeza, vai ser um fator decisivo. “Não só em termos numéricos, mas também significa o apoio de um espectro político que, tradicionalmente, é forte na cidade”, explicou.
O cientista ainda frisou que o bolsonarismo continua forte na cidade, exemplo disso foi a votação do Douglas Gomes (PL), como o vereador mais votado. “Eu imagino que, eventualmente, Rodrigo Neves sendo eleito, talvez tenha um pouco de dificuldade de governar, porque afinal de contas, essa bancada de oposição é expressiva sim. Tivemos a inovação sim, muitos vereadores antigos e famosos na cidade, ou não conseguiram se reeleger, ou já não concorrem mais, então nós estamos observando essa composição nova na cidade inteira”, finalizou.
VOTAÇÃO EM NÚMEROS
Neves teve 136.064 votos ou 48,47% e Jordy teve 99.920 ou 35,59%. A votação aconteceu no domingo (06/10) e o segundo turno será dia 27/10.