Na última segunda-feira (06/03), a equipe do Errejota Notícias esteve presente na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, uma das principais ruas de Niterói, para ver de perto sobre a situação de população de rua no município. Além da grande quantidade de pessoas nas calçadas, havia roupas, utensílios e colchões.
Diante dessa situação, hoje, quinta-feira (09/03), a Prefeitura de Niterói realizou uma ação na Avenida Ernani do Amaral Peixoto onde equipes da Assistência fizeram nova abordagem social especializada. Segundo a Prefeitura, “esse acolhimento é um processo complexo de convencimento e sensibilização feito todos os dias e noite pelos técnicos da secretaria de assistência social”.
A população de rua que foi abordada pela equipe, foi acolhida e encaminhada ao Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). Os técnicos utilizam da abordagem humanizada e, somente em 2022, mais de 5.400 atendimentos foram realizados.
De acordo com Leandro Santiago, vice-presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública que acontece em Niterói: “uma das propostas sendo trabalhadas agora na Prefeitura é a de internação obrigatória. Nós não queremos punir nem maltratar ninguém, e sim tratar e dar apoio a essas pessoas”
*Estagiário sob a supervisão de Raquel Morais