spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #85

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Portal SIM irá reduzir burocracia na solicitação de serviços

Mais lidas

Quem precisa acessar um dos serviços oferecidos pelo Serviços Integrados Municipal (SIM) já possui mais uma ferramenta. Está no ar o portal SIM, mais novo site de atendimento ao contribuinte na internet. O Portal (www.sim.marica.rj.gov.br) é um serviço da Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, e nele cidadãos e empresas têm acesso a mais de 10 tipos de atendimentos totalmente digitais, como alteração de cadastro, emissão de certidões, averbação e consulta de imóveis, solicitação de ITBI online, entre outros.

A ideia é diminuir, ainda mais, o tempo de espera para solicitações, resultando menor burocracia e gerando mais transparência e celeridade nos processos. A ação integra o programa de modernização implementado pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão e foi apresentado aos funcionários das unidades Centro, Itaipuaçu e Inoã na manhã desta segunda-feira (16).

Com destaque para procedimentos que até então só poderiam ser realizados presencialmente nos postos do SIM, o Portal tem o objetivo de desburocratizar os serviços, além de aproximar o acesso da população à prefeitura. Um exemplo disso é que, em julho de 2019, uma solicitação da emissão do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) levava até três semanas para ser emitido, hoje, todo o processo (da solicitação até a emissão, quando não há exigências) durará apenas quatro dias.

“Sabedor da dificuldade de interação que nós temos com a população, devido, por exemplo, a necessidade de deslocamento de um morador de Itaipuaçu ao Centro para determinado atendimento, com a disponibilização desse portal estamos verdadeiramente aproximando a população de todos os serviços prestados pela prefeitura”, avaliou o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão de Maricá, Leonardo Alves.

Além dos serviços de alteração de cadastro, emissão de certidões, averbação e consulta de imóveis, solicitação de ITBI online, entre outros, estão previstos para o segundo semestre, novas funcionalidades: consulta geral financeira, onde o contribuinte poderá emitir boletos de débitos, consultar pagamento efetuados e solicitar relatório de débitos. Serviços Empresariais também estarão disponíveis e ali os contribuintes poderão fazer o cadastro empresarial automático, lançamento de taxas e guias empresariais e liberação de alvará eletrônico.

“Não tenho dúvidas de que teremos um salto de qualidade na prestação de serviços oferecidos a população pela prefeitura. Essa nova opção de atendimento vai promover uma mudança considerável não somente nos serviços prestados no SIM por conta da redução de atendimentos presenciais, mas também na qualidade desses serviços”, disse Carlos Eduardo Gonçalves, coordenador de atendimento do SIM.

De acordo com seus desenvolvedores o Portal SIM levou cerca de um ano para ser construído, pois uma das maiores preocupações da equipe durante o processo de desenvolvimento do site foi garantir a segurança das informações armazenadas.

 

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img