spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #81

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

‘Potência Negra’ forma primeiras turmas dos cursos de qualificação em Niterói

Mais lidas

As cinco primeiras turmas dos cursos de qualificação do Programa Potência Negra, em Niterói, foram formadas nesta segunda-feira (29).

O programa é coordenado pela Subsecretaria de Promoção de Igualdade Racial (Supir), da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH), e funciona com um conjunto de projetos e iniciativas com objetivo de promover a geração de renda e emprego para a população negra. Nesta primeira etapa, 30 alunos receberam certificados.

A formatura encerra a programação do Novembro Negro, mês em que se celebra a Consciência Negra. Representando o prefeito Axel Grael na solenidade, a primeira-dama de Niterói, Christa Grael, afirmou que o Programa Potência Negra é uma forte ferramenta de inclusão e enfrentamento ao racismo. 

O Programa possui um conjunto de ações e projetos articulados, baseados em quatro eixos: inserção da juventude no mundo de trabalho, cursos profissionalizantes, empreendedorismo negro e incentivo à diversidade no setor privado. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os negros representam 72,9% dos desempregados do país.

Os cursos foram realizados por meio de parcerias. Com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) foi promovido o curso “treinamento da juventude para o mercado de trabalho”, com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) foram três cursos: “capacitação para MEI”, “controle de fluxo de caixa” e afro-empreendedorismo” e o curso “incubação de novos negócios” foi realizado em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc).

Os alunos certificados continuarão sendo acompanhados pela equipe da Supir para monitorar os impactos na renda e empregabilidade.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img